Conheça as 8 principais vantagens de investir em marketing digital

Conheça as 8 principais vantagens de investir em marketing digital

O cenário atual do mercado é nítido: se a sua empresa não tem uma presença digital forte e solidificada, está fadada ao fracasso. Fica complicado sobreviver ao concorrido segmento sem uma estrutura mínima para investimentos em estratégias de marketing digital.

Por isso, uma coisa é certa: uma das melhores medidas para se garantir a relevância da sua empresa, atrair novos clientes e conseguir resultados expressivos é investir no setor. Com estratégias simples e ferramentas básicas, é possível otimizar os processos de diferentes departamentos dentro do seu negócio.

Quer saber quais são as principais vantagens do marketing digital? Continue a leitura e veja o que você está deixando de ganhar e como uma agência especializada pode contribuir para o seu início de jornada pelo mundo on-line!

Quais são as vantagens de investir em marketing digital?

Muitas pessoas podem ficar com um pé atrás ou até mesmo com certa preguiça de estudar, de analisar e de investir em estratégias de marketing digital. Para você não ter dúvidas de que esse investimento vale a pena, listamos, aqui, 8 vantagens que ele pode trazer para a sua empresa. Confira agora mesmo!

1. Aumento da fidelização de clientes

Com a tamanha concorrência no mercado, é uma questão de sobrevivência ter uma base de clientes fiéis que, regularmente, realizam compras com a sua empresa. O processo de fidelização, embora não seja simples, pode ser facilitado com ações de marketing digital.

Seja por meio da comunicação com o consumidor, seja por meio de promoções oferecidas a ele, o importante é personalizar cada vez mais os seus serviços ou os produtos. Assim, você garante a atenção do público e o estimula a retornar.

2. Possibilidade de mensurar todas as ações de forma mais precisa

Ao colocar um outdoor na rua, por exemplo, não é possível definir com clareza e precisão o número de pessoas que serão impactadas, portanto, o marketing off-line apresenta algumas restrições quando falamos sobre a mensuração dos resultados de uma campanha.

Já no marketing digital, é possível — e fundamental — mensurar tudo que é feito e o retorno de cada ação tomada, afinal, a internet rastreia todos os passos dos usuários e dos clientes em potencial, e essa é uma de suas grandes vantagens! Essa medida permite descobrir a viabilidade de cada estratégia definida e, ao realizar um monitoramento constante, você consegue solucionar eventuais problemas antes que se tornem dores de cabeça ainda maiores para os usuários.

Para medir tudo isso de forma efetiva, várias métricas são colocadas à disposição, seja nas redes sociais, seja nas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords), seja em softwares próprios para a análise de dados (como o Google Analytics).

3. Ganho de autoridade de marca

A autoridade digital é um fator decisivo para o sucesso de um negócio on-line. É muito importante fortalecer a sua marca e, sem dúvidas, trata-se da maneira mais eficiente e barata de conseguir tornar a sua empresa relevante para os usuários que buscam por suas soluções.

Com os seus conteúdos, a sua persona poderá resolver dúvidas, esclarecer conceitos e entender mais sobre o assunto em questão. Dessa forma, a sua marca se torna uma referência para os seus clientes e, com isso, eles passam a confiar mais na sua empresa. Por isso, estar nas primeiras posições do Google significa que você é uma autoridade no mercado!

4. Possibilidade de estar presente onde os potenciais clientes se encontram

Poder estar onde os seus clientes estão também é uma das grandes vantagens do marketing digital! Estudos já comprovaram que os brasileiros têm passado cada vez mais tempo no celular — são mais de quatro horas por dia. Portanto, é essencial que as marcas estejam presentes na internet. Sem relevância nesse ambiente, a sua empresa está fadada ao esquecimento pela audiência.

5. Maior chance de conhecer profundamente os seus clientes

A internet oferece uma grande quantidade de informações sobre os seus potenciais clientes. As estratégias de marketing digital possibilitam que você segmente as suas ações de maneira mais personalizada e, assim, otimize os resultados do negócio, já que cada ideia só sairá do papel com base em dados e em indicadores.

Afinal, mesmo que esteja inserido em uma parcela de público já preestabelecida, ainda é possível identificar que cada indivíduo tem um perfil distinto e vive diferentes momentos e fases da vida. Portanto, é importante atentar a esses comportamentos.

6. Possibilidade de construir uma audiência mais qualificada

Na internet, é possível falar com um nicho muito específico interessado em um produto ou em um serviço. Por isso, a segmentação de público pode ser o grande diferencial de uma empresa.

É possível realizar essa segmentação desde o primeiro contato do visitante do seu site ou do blog com a marca. Isso é viável por meio de anúncios, por exemplo. Essa qualificação também pode ser usada para ofertar conteúdos que estejam de acordo com as etapas da jornada de compra de cada consumidor.

E como isso acontece? Bem, o próprio usuário fornece as informações necessárias, seja por conta própria, seja por meio de cookies.

7. Melhor relação custo-benefício

Mesmo com pouco orçamento, é possível colocar uma publicidade no ar e atrair potenciais clientes para o seu negócio a partir de links patrocinados e do Facebook Ads, por exemplo. Até mesmo otimizações para motores de busca ou ações em redes sociais tornam viável a construção da sua presença on-line.

Outra vantagem interessante dos investimentos em mídias on-line é o fato de que você só é cobrado quando obtém resultados. Isso se dá porque os modelos de cobrança dos anúncios on-line são calculados como “custo por clique”, “custo por mil visualizações” ou como “custo por aquisição”. Assim, você paga apenas quando um cliente clica, visualiza ou faz uma compra a partir do seu anúncio.

8. Alta escalabilidade

Dentre as vantagens do marketing digital, não podemos nos esquecer da alta escalabilidade. Afinal, essa estratégia oferece vários meios pagos e orgânicos de divulgação.

Entre os orgânicos, podemos citar a otimização para os buscadores e também o marketing de conteúdo. Isso porque um blog corporativo não perde os materiais que foram postados ao longo do tempo, e eles podem ser acessados mesmo muito depois de terem sido publicados. Portanto, ainda que os seus posts fiquem “estacionados” no seu blog, eles continuarão trazendo resultados significativos ao longo do tempo, desde que estejam alinhados a uma boa estratégia.

Como uma agência especializada pode ajudar?

Você ainda está dando os primeiros passos no marketing digital? Pois saiba que contar com uma agência especializada pode ser uma ótima alternativa para que, aos poucos, você entenda melhor como funcionam os processos e as estratégias nesse campo.

Uma empresa que domine o assunto dará todo o auxílio necessário para o planejamento e para a execução das suas campanhas. Desse modo, você terá mais chances de desenvolver ações que realmente gerem resultados positivos, além de evitar erros que possam prejudicar os planos de crescimento da corporação.

Este conteúdo sobre as vantagens do marketing digital foi útil? Você ainda está dando os primeiros passos no campo e quer aprimorar os seus conhecimentos? A Atrevo Digital tem experiência no mercado desde 2009 e atua valorizando e divulgando diferentes negócios. Siga-nos no nosso Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades de comunicação e marketing!

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