UX e UI design: quais as diferenças e por que investir?

UX e UI design: quais as diferenças e por que investir?

Você sabe quais são as diferenças entre UX e UI design? Embora algumas pessoas acreditem que são a mesma coisa, os conceitos de áreas são diferentes. No entanto, são complementares para oferecer uma experiência mais completa ao usuário, propondo interfaces de fácil entendimento para aplicativos, site e outros meios de comunicação entre marca e cliente.

O profissional de UX (User Experience Design) é responsável por analisar os fatores que podem ou não contribuir para uma melhor experiência do usuário, sempre pensando na persona do negócio. Já o User Interface Design é quem cria as interfaces das plataformas, com o objetivo de guiar o usuário até o final.

Ou seja, cada uma das funções é responsável por analisar e aplicar melhorias que façam com que a marca sempre ofereça a melhor vivência para aqueles que navegam por suas plataformas.

Vamos entender melhor quais as diferenças entre os dois conceitos e como podem ser aplicados na sua empresa. Vamos lá?

Afinal, o que é UX Design?

User Experience, ou Experiência do Usuário, é como uma pessoa se sente ao navegar em seu site ou aplicativo. Ao acessar uma plataforma de comida, por exemplo, o caminho que a pessoa percorre até finalizar o pedido deve ser simples e de fácil entendimento. Proporcionar essa experiência é trabalho do UX Design.

Ele deve sempre se preocupar com a experiência do usuário ao utilizar as plataformas de serviço daquela marca, ou seja, está ligado às emoções que a pessoa vai sentir ao navegar no site. O profissional precisa estar atento à jornada do cliente e à persona, e fazer testes de usabilidade. Além disso, ouvir o usuário é importante para entender os pontos que precisam de melhorias e colocá-las em prática.

O que é UI Design ?

O termo UI significa User Interface, ou Interface do Usuário. Assim, o UI é responsável por criar interfaces funcionais. Elas precisam ser intuitivas, de modo que o usuário navegue tranquilamente por toda a sua jornada. O objetivo é criar interfaces funcionais e com usabilidade, para possibilitar uma melhor experiência do usuário.

Existem interfaces de todos os tipos e nem todas são visuais. Assim, é função do UI desenvolver interfaces de voz, como o exemplo dos assistentes virtuais. Não importa o meio, é responsabilidade do UI garantir que o usuário navegue pela plataforma (aplicativo, site ou outros meios) de maneira intuitiva para que chegue ao final da sua jornada com uma boa experiência.

Quais as principais diferenças entre UX e UI Design e por que investir?

Existem algumas diferenças importantes entre UI e UX design que precisam ser entendidas:

  • o principal foco do UI são as interfaces, o do UX, não;
  • o UI se preocupa em fazer interfaces com usabilidade e intuitivas;
  • o UX analisa toda a jornada do usuário para proporcionar ações para melhorar a experiência;
  • o UI foca o visual do projeto, ou seja, cores, padrões, formato de botões;
  • o UX trata mais da emoção do usuário ao navegar naquele projeto.

Os dois conceitos são importantes para uma marca. Afinal, se complementam para tornar a jornada do usuário mais simples, desde a sua primeira interação até alcançar o seu objetivo. Ou seja, UX e UI design são fundamentais para as marcas proporcionarem uma navegação mais positiva aos seus usuários.

Confira alguns benefícios desse investimento:

  • retenção e encantamento de usuários;
  • geração de valor para o seu público;
  • aumento das conversões no seu site ou aplicativo;
  • fortalecimento da sua marca entre os usuários.

Agora que você já conhece mais um pouco sobre o UX e UI design, sabe que eles se complementam de uma forma importante. Os dois são fundamentais para a sua estratégia digital, uma vez que visam a proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. Assim, sua marca se destaca de maneira positiva no mercado, obtendo mais conversões.

Gostou deste conteúdo? Se você quiser entender mais sobre como melhorar a experiência do seu usuário, leia o nosso artigo UX Design: 4 dicas para otimizar a experiência do usuário no seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *