UX Design: 4 dicas para otimizar a experiência do usuário no seu site

UX Design: 4 dicas para otimizar a experiência do usuário no seu site

Pensar em UX Design é levar em conta as necessidades do seu visitante e oferecer exatamente o que ele está procurando da forma mais fácil e rápida. Com o dia a dia cada vez mais corrido, poucas pessoas têm tempo e interesse de procurar exaustivamente por aquilo que precisam.

Se o seu site não oferece uma boa experiência do usuário, vai perder espaço para um concorrente que acerta nesse aspecto. Você deve observar os processos das suas páginas em busca de possíveis impedimentos que afastem seu público.

É possível garantir uma melhora substancial nessa área ao implementar algumas ações especiais voltadas a tornar o acesso do seu site mais eficiente. São mudanças que proporcionam uma experiência do usuário de maior qualidade e mais satisfação para seus clientes.

Conheça as 4 melhores dicas para otimizar a experiência do usuário no seu site:

1. Interface intuitiva

Às vezes não percebemos, mas temos um site que não oferece uma experiência do usuário de qualidade porque não é intuitivo. Menus fáceis de entender e caminhos claros para seguir até determinada funcionalidade são características básicas que você deve ter.

Faça o seguinte exercício: esqueça por um momento que você faz parte da sua empresa e visite o seu site como um usuário comum. Tente executar as tarefas convencionais dele e tome nota de todos os obstáculos que encontrar. Você deverá se focar nesses pontos inicialmente.

2. Design responsivo

Você sabia que mais da metade do tráfego de internet no Brasil vem de dispositivos móveis como smartphones e tablets? Portanto, não faz sentido restringir o uso do site somente a computadores tradicionais.

Um site responsivo é essencial. Ele deve abrir e funcionar corretamente em qualquer tipo de aparelho. Nada de simplificar a versão mobile das suas funcionalidades: o seu visitante deve ter acesso a tudo de todos os dispositivos.

3. Carregamento rápido

Ninguém gosta de esperar muito tempo até uma página carregar completamente. Você pode garantir mais velocidade nesse aspecto ao tornar os elementos do seu site mais leves, como imagens comprimidas.

Trata-se de um ponto que também torna melhor a experiência do usuário que acessa o seu site a partir de smartphones com planos de dados limitados e mais lentos que conexões tradicionais.

4. Formulários menores

O cadastro do seu site ou da sua loja virtual pode estar contribuindo para uma experiência do usuário bastante ruim e impactando negativamente no seu faturamento. As pessoas podem se sentir desestimuladas a continuar se tiverem que inserir informações demais para prosseguir.

Pense bem na importância de cada dado pedido. É realmente necessário requisitar o CPF e o RG? Ou até mesmo o telefone de contato? Considere o que é essencial para o seu caso particular e siga apenas com essas escolhas. Torne o processo o mais rápido e fácil possível.

Agora você já tem um plano de ação bastante robusto focado em aprimorar substancialmente a experiência do usuário no site da sua empresa. Quanto mais intuitivas forem as suas páginas e processos, maiores chances de agradar ao seu público e fechar mais negócios. Não faz sentido colocar barreiras entre essas pessoas e o seu produto, então certifique-se de remover todas.

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