Tráfego orgânico: como potencializar e diminuir esforços com mídia paga?

Tráfego orgânico: como potencializar e diminuir esforços com mídia paga?

No marketing digital, é preciso sempre buscar novas formas de atrair a atenção dos usuários para o seu site. Somente com as estratégias corretas, é possível ter bons resultados nas vendas e, consequentemente, garantir um crescimento significativo no seu negócio.

A partir dessa busca, é comum que muitas empresas invistam uma grande quantia de dinheiro em anúncios pagos, ignorando o fato de que existem outros tipos de estratégia para se conseguir mais visitantes. Não estamos dizendo que o tráfego pago deve ser ignorado, mas outras ações podem se tornar as suas grandes aliadas — isso é um fato. Uma dessas estratégias digitais é o aumento do tráfego orgânico.

Por isso, neste conteúdo, selecionamos alguns benefícios que podem ser observados em seu negócio a partir da implementação de uma estratégia de tráfego orgânico. Continue a leitura do post e confira!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico está associado às visitas que ocorrem espontaneamente, isto é, não são originadas de anúncios pagos. Assim, potencializar essa técnica aumenta o ROI da empresa com um custo quase zero. Mas por que será que ele é tão importante e essencial na sua estratégia de marketing digital?

Simples! O tráfego orgânico vai ajudá-lo a chegar às primeiras posições dos buscadores na internet e, consequentemente, o seu blog terá mais visibilidade e autoridade. Isso pode ser garantido a partir de técnicas de SEO aliadas a um bom conteúdo, que sanará as principais dúvidas do seu leitor e o manterá mais informado. A seguir, entenda os principais benefícios da medida.

Diminuição do custo de aquisição de clientes

O valor gasto em anúncios e estratégias pagas para mídias pode ocupar uma parcela significativa do seu orçamento financeiro. Logo, isso impacta diretamente o custo de aquisição de clientes, tornando-se mais caro atrair visitantes até o seu site para fechar novas vendas.

Com o tráfego orgânico, você conquista novos compradores de forma gratuita, utilizando apenas ações específicas e direcionadas para o público mais adequado. Dessa forma, é possível alcançar excelentes resultados sem se comprometer com custos elevados e que fazem toda a diferença na saúde financeira da sua empresa.

Atração de leads qualificados

Um dos principais benefícios do tráfego orgânico é a possibilidade de gerenciar os conteúdos de acordo com a sua persona. Ou seja, as publicações são direcionadas especialmente para o público com o qual você trabalha e que tem um grande potencial de compra.

Logo, captar leads realmente qualificados por meio de estratégias, como o marketing de conteúdo, é mais fácil. Com isso, são aumentadas as oportunidades de negociação e são alavancadas as vendas, pois as pessoas que já têm interesse em comprar um produto ou em adquirir um serviço são as que serão atraídas até a sua página.

Maior duração

O tráfego pago tem muitas vantagens, porém os seus resultados duram enquanto os anúncios estiverem rodando e você estiver pagando por eles. Já no tráfego orgânico, os seus resultados podem ser eternos.

Ou seja, não há um prazo de validade específico para eles. Porém, vale lembrar que é necessário atentar às suas posições no Google e realizar atualizações e novas publicações para se manter sempre no topo. Portanto, essa durabilidade depende da dedicação e da atenção que você e que a sua equipe dão, não se esqueça disso!

Escalabilidade

Como mostramos acima, a mídia paga traz ótimos resultados, porém, a partir do momento em que a sua verba acaba, os anúncios param de rodar. O tráfego orgânico, por sua vez, é escalável, pois os seus conteúdos ficarão hospedados, e quanto mais visitas você tiver, menos vai precisar investir.

Melhor relacionamento com leads

O tráfego orgânico também é a melhor opção para construir relacionamentos próximos com os seus leads e clientes, uma vez que, com ele, é possível acompanhá-los por toda a jornada de compra. Com esse acompanhamento, você poderá envolver os seus visitantes e convencê-los aos poucos de que tem a solução ideal para o que eles procuram.

Aumento da credibilidade no mercado

Com um conteúdo de qualidade, a sua empresa ganha mais credibilidade no mercado e reconhecimento de marca. O tráfego orgânico é frequentemente associado à produção de materiais direcionados para a persona, além de ser visto como mais genuíno do que um resultado pago, por exemplo.

Quando o seu e-commerce alcança um bom desempenho nesse sentido, isso quer dizer que a estratégia atingiu o público certo e que as informações disponibilizadas são relevantes e consideradas como uma fonte segura para os usuários. Assim, além de construir um relacionamento duradouro com a sua base de clientes e garantir um diferencial em relação aos concorrentes, a sua empresa ganha destaque como uma autoridade no assunto.

Como melhorar o tráfego orgânico?

Como vimos, o tráfego orgânico é uma forma de potencializar o crescimento de sua empresa e, com isso, diminuir os custos e os esforços destinados às mídias pagas. Portanto, é possível ter um resultado satisfatório, atraindo leads qualificados e que estejam dispostos a fechar negócio. Mas como podemos melhorá-lo? Algumas dicas de ouro foram elencadas a seguir.

Invista em SEO

As técnicas de SEO são utilizadas justamente para posicionar as suas páginas nas primeiras posições nos buscadores. Dentre elas, podemos destacar a utilização de palavras-chave, link building, otimização de URL e de imagens, entre outros.

A aplicação dessas técnicas deve ser constante! Só assim, você obterá bons resultados no longo prazo.

Recicle os seus conteúdos

Além de otimizar os seus novos conteúdos publicados, você pode reciclar e otimizar os seus conteúdos antigos! Isso garantirá mais qualidade e informações mais completas no seu post, o que é visto pelos motores de busca com ótimos olhos e, com certeza, terá um impacto positivo nos seus resultados.

Acompanhe os seus resultados

E, por falar em resultados, temos uma dica final que vai impactar positivamente a sua estratégia de tráfego orgânico: monitore os seus indicadores com frequência para entender se você está caminhando corretamente para os seus objetivos. Se você não fizer isso, ficará difícil entender se suas ações estão realmente trazendo o retorno esperado.

Neste artigo, vimos que há diferentes formas de aumentar o tráfego orgânico do seu site ou do blog e que esse objetivo deve ser sempre trabalhado. Afinal, elevando o número de visitantes, a probabilidade de vender mais também cresce.

Isso, por sua vez, também colabora para uma lucratividade maior e para o reconhecimento no mercado. Contar com uma empresa especializada em desenvolver essas ações é importante, então, pois os profissionais da área reúnem expertise e conhecimento sobre o assunto, que são fatores fundamentais para uma estratégia de sucesso.

O que você achou da leitura? Ficou interessado em aumentar o tráfego orgânico de sua empresa ou ainda tem dúvidas sobre o tópico? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas de marketing digital para ajudá-lo nessa empreitada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *