5 ferramentas de marketing digital fundamentais para o negócio

5 ferramentas de marketing digital fundamentais para o negócio

O uso de ferramentas no marketing digital é bastante comum. Profissionais da área utilizam diversos meios para potencializar suas ações e melhorar a performance da empresa. Afinal, com a tecnologia, ter tudo isso disponível para usar em seu negócio é cada vez mais fácil.

Por meio dela, as atividades que demandavam muito tempo podem ser resolvidas com apenas alguns cliques, além de oferecerem um serviço mais completo e preciso quando falamos de métricas e monitoramento. Com tantas ferramentas de marketing digital, quais são as mais indicadas para sua empresa e como elas funcionam?

Separamos 5 opções que são fundamentais para a sua estratégia. Continue a leitura do post e confira!

1. Análise de dados

A análise de dados tem grande importância no desempenho de uma empresa, pois é por meio desse monitoramento que os profissionais conseguem desenvolver ações mais específicas e que sejam relevantes para o público.

Nesse sentido, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam analisar suas ações, como palavras-chave, informações do perfil da persona e por aí vai.

É uma ferramenta completa e que contribui para o gerenciamento de vários aspectos da estratégia de marketing digital, desde o tráfego até metas estabelecidas em seu negócio.

Além desse recurso, também existem outras ferramentas que podem ajudá-lo na análise de dados e que oferecem diferentes funcionalidades, como o SumoMe.

2. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos recursos mais utilizados por empresas que implementam a estratégia de marketing digital. Promover conteúdo de qualidade para os motores de busca ajuda seu site a ser encontrado pelos usuários e fortalece a imagem da empresa.

Com o objetivo de aprimorar suas ações, é possível contar com ferramentas que auxiliam a garantir materiais direcionados para seu público-alvo. O UberSuggest, por exemplo, é um recurso que fornece resultados de palavras-chave e procura quais termos mais se encaixam em sua ação.

3. Mapas de calor

São ferramentas de análise que indicam, por meio de mapas visuais, quais são os pontos mais visualizados e clicados por usuários em seu site. Assim, você pode ficar por dentro dos conteúdos que mais chamam a atenção do público e investir em estratégias certeiras.

Também fica mais fácil identificar que áreas da página são acessadas com menor frequência, o que possibilita construir um parâmetro confiável sobre quais métodos utilizar ou não. Conheça algumas alternativas que podem ser usadas:

  • Hotjar;
  • Clicktale;
  • Crazy Egg.

Usando essas opções, você faz um monitoramento sobre o desempenho do site, auxiliando em ajustes ou em alterações que precisam ser realizadas.

4. Redes sociais

As redes sociais são meios eficientes de atrair novos clientes e de se comunicar com o seu público. Contudo, gerenciar todas as mídias não é uma tarefa fácil. Além de alimentar os perfis com conteúdos interessantes, é preciso entender como está o engajamento com a audiência. Logo, algumas ferramentas facilitam esse trabalho.

Uma das mais famosas é o Hootsuite, que automatiza as ações na rede social, sendo possível monitorar mais de uma conta ao mesmo tempo. Respostas a comentários, agendamento de posts e várias facilidades estão disponíveis. Além do Hootsuite, há, ainda, outros recursos, tais como:

  • Gerenciagram;
  • Buffer;
  • MeetEdgar.

5. Design

O design também é um dos pilares do marketing digital, já que um impacto visual positivo é capaz de gerar leads e novas oportunidades de negócio para sua empresa. Nesse cenário, o mercado disponibiliza algumas ferramentas úteis para potencializar sua estratégia.

O Canva auxilia na criação de materiais, seja para redes sociais, seja para e-mail, seja para qualquer outro processo envolvendo ações digitais. De uso fácil e intuitivo, o recurso conta com templates prontos e direcionados para cada tipo de campanha.

Além disso, você tem à disposição a versão paga e, também, a gratuita, sendo uma boa opção para diversos públicos e orçamentos.

Usar ferramentas de marketing digital gera vantagens para o seu negócio, como redução de custos e aumento da produtividade. Como vimos, vale a pena conhecer quais recursos mais se encaixam em sua estratégia e como eles impactam sua rotina de trabalho e o desempenho em ações online.

Gostou do assunto? Continue aprendendo e saiba como escolher a melhor ferramenta de automações de marketing para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *