Rich Media: por que investir nesse formato de anúncio digital?

Rich Media: por que investir nesse formato de anúncio digital?

Cerca de 90% das informações que são transmitidas ao nosso cérebro são visuais, e ele as processa a uma velocidade 60 mil vezes maior do que a escrita. Levando em consideração esse quadro, as empresas precisam inovar cada vez mais suas campanhas publicitárias e ir muito além do simples texto. Nesse sentido, surgem os Rich Media.

Neste artigo, vamos explicar o que são, como funcionam e algumas de suas principais vantagens. Também vamos esclarecer a importância de investir nesse formato de conteúdo publicitário. Confira!

O que são Rich Media?

Rich Media, também chamado de mídia interativa, é uma publicidade digital composta por diversos recursos, como vídeos, fotos, imagens, links, animações e jogos. Diferentemente do anúncio padrão, em que a informação textual é hegemônica, nesse tipo de mídia, a informação é predominantemente visual e interativa.

Criados em HTML5 por um bom designer ou por meio do Google Web Designer, os Rich Media podem ser rodados em diversas plataformas de anúncios digitais. As mais usadas para esse fim são Google Ads, Linkedin Ads e Facebook Ads. A seguir, conheça algumas vantagens desse tipo de publicidade.

Interatividade

Os Rich Media podem ser totalmente interativos, envolvendo e engajando o visitante de uma forma que o anúncio textual não consegue. Um bom exemplo é uma mídia interativa em formato de jogo virtual.

Nele, o visitante consegue realizar pequenas ações dentro da própria publicidade ao conduzir um elemento por meio do cursor, ou clicando em determinados locais da tela. A atenção aumenta e no final, a curiosidade de saber um pouco mais sobre aquele produto sempre vence — e o lead acaba pedindo por mais.

Experiência do usuário

Uma das maiores vantagens dos Rich Media é trazer liberdade para os indivíduos. Ao contrário de um anúncio pop up, na mídia interativa, o visitante pode escolher se quer ou não interagir com o conteúdo. Isso faz desse tipo de publicidade uma alternativa bem menos invasiva de chamar a atenção e reter leads.

Acompanhamento de métricas

Outro ponto a favor da mídia interativa é que ela fornece um volume bem maior de métricas a serem analisadas. Quem trabalha com mensuração de resultados sabe o quanto essas informações são importantes para acompanhar o desempenho de uma campanha e alinhar ações estratégicas.

Com os Rich Media, é possível saber quantas vezes o vídeo foi assistido, durante quanto tempo e quais links e elementos chamaram mais atenção.

Por que investir em Rich Media?

Investir em Rich Media é importante porque, no mundo digital, nada mais pode ser monótono, ou seja, já se foi o tempo de publicidades estáticas e sem vida. Nesse universo dinâmico e complexo, os anúncios precisam seguir o mesmo caminho.

Além disso, para conseguir campanhas mais certeiras, as empresas precisam colher dados que seriam impossíveis de serem medidos na publicidade tradicional. Por meio dos Rich Media, você será capaz de aumentar a taxa de visualização, conversão e cliques, assim como incentivar de forma sutil e não invasiva o engajamento e a interação com o possível lead.

Se você leu este texto até o final, deve ter percebido que os Rich Media se baseiam na experiência digital do usuário. Eles são essenciais par a obtenção de resultados impactantes, que elevarão sua taxa de sucesso.

Agora, que tal aproveitar e conferir nosso artigo sobre o que é experiência digital do cliente e qual sua importância?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.