Quais dados devo usar e saber para o relatório de resultados das minhas mídias? Veja aqui

Quais dados devo usar e saber para o relatório de resultados das minhas mídias? Veja aqui

Com o avanço das mídias digitais — e comparado com as mídias offline, que dependem mais de uma boa percepção do anunciante do que de dados concretos —, ficou ainda mais fácil mensurar o desempenho de uma campanha. Por isso, contar com o relatório de resultados é uma estratégia fundamental que, inclusive, pode salvar o seu negócio.

No relatório, deve-se apresentar os principais dados da campanha para entender se é uma ação de sucesso e os pontos que podem ser melhorados e até mesmo prever desenlaces até o término dos anúncios. Essas informações ajudam a fazer um plano de mídia eficiente e a demonstrar os benefícios que a sua agência entrega para o cliente.

Além disso, é importante frisar que não precisa esperar a conclusão da campanha para emitir um relatório, pois, ao analisar essa repercussão em períodos menores, isso contribui para fazer ajustes e melhorar o desempenho até o término da ação. 

Nesta leitura, acompanhe como você pode fazer um bom relatório e identificar os dados para apresentação!

Como elaborar um bom relatório de resultados?

Alguns clientes não gostam de ver relatórios — seja por falta de tempo, seja por não entenderem os dados —, no entanto incentivar esse acompanhamento é fundamental. Por isso, para fazer um bom relatório de resultados, entenda como o anunciante prefere ver os dados (em formato de texto, tópicos, imagens etc.) e tenha em mente que é essencial ele ser bastante didático e de fácil entendimento.

O que colocar na apresentação?

Alguns tópicos são indispensáveis no relatório de resultados, contudo analise a campanha e o perfil do cliente para complementar mais informações, conforme necessário. Veja os principais fatores!

Campanhas e seus objetivos

Todo relatório deve trazer de qual campanha se trata, bem como citar qual o principal objetivo da ação quando foi pensado o plano de mídia. De forma resumida, pode indicar a campanha em um título e, em seguida, o objetivo em uma frase ou parágrafo curto. Nesse tópico, também é relevante abordar o período analisado e a plataforma, como Facebook Ads, Google Ads, Facebook Insights, Google Analytics etc.

Métricas e resultados

Na sequência, apresente as métricas que envolvem a campanha. No caso de uma ação para captar leads, as métricas mais relevantes são:

  • número de cadastros preenchidos;
  • cliques no anúncio;
  • alcance;
  • impressões;
  • custo por lead;
  • valor total gasto.

Esses dados costumam ser bem mais interessantes do que, por exemplo, colocar números de envolvimento com a publicação — que é mais indicado para campanhas de engajamento.

Dados visuais e didáticos

Aposte em uma apresentação visual para simplificar o entendimento. Alguns dados podem ser mostrados em gráficos de círculo, colunas ou linhas. Outros em tabelas ordenando colunas e linhas do maior para o menor, por exemplo, o que também facilita a visualização. Para evitar complexidade, aproveite para colocar frases explicativas em cada dado.

Conclusão e próximas ações

Antes de encerrar o seu relatório, faça uma conclusão com análise de todos os dados apresentados. É relevante comparar um período e outro, citar se teve algum contratempo durante a execução da campanha, abordar os ajustes feitos e outras informações.

No entanto, não deixe de apresentar as próximas ações com base no relatório, principalmente quando não atingir os resultados esperados. Dessa forma, o cliente fica ciente de tudo que está acontecendo com a campanha dele.

Por fim, lembre-se de que o relatório de resultados é um documento para auxiliar na tomada de decisão das próximas campanhas e determinar o rumo do negócio do cliente junto à diretoria e aos gestores da empresa. É por meio desses dados que a agência conseguirá argumentos para propor melhorias e conseguir mais recursos para sua campanha de marketing digital.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer um bom relatório de suas campanhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.