Aprenda a otimizar seus conteúdos para conquistar a posição zero do Google

Aprenda a otimizar seus conteúdos para conquistar a posição zero do Google

Ter uma posição de destaque no Google é, hoje, o que muitas empresas desejam. Afinal, ser visto como uma marca que tem autoridade em determinado assunto gera diversas oportunidades e, principalmente, novos clientes.

Nesse contexto, temos os featured snippets, que são as caixas de respostas disponibilizadas pelo mecanismo para responder, de forma direta, à dúvida da persona. Eles são sucintos, relevantes e também conhecidos como a posição zero do Google.

Para alcançar o patamar de primeiro colocado no ranqueamento e ter um espaço exclusivo, é preciso seguir algumas estratégias que influenciam na pesquisa orgânica. Se você quer saber como otimizar seus conteúdos para conquistar a posição zero do Google, continue a leitura do post e fique por dentro de nossas dicas!

O que são featured snippets?

Os featured snippets foram criados com o objetivo de solucionar rapidamente uma dúvida do usuário. Quando traduzida para o português, a expressão em inglês fica próximo de “termo de destaque”. Ou seja, o conteúdo fica fixado na primeira posição do ranking de buscas orgânicas, sendo bastante objetivo e respondendo diretamente à pergunta do usuário.

Essa opção é importante também para o leitor, pois o Google posiciona um conteúdo relevante na posição zero e, dessa forma, a resposta é fornecida diretamente, sem que seja necessário acessar o site.

Qual a importância?

O snippet tem grande importância na imagem de sua marca, principalmente porque é visto pela audiência como uma resposta relevante e que realmente atende às necessidades do público, sendo uma fonte confiável para buscar informação. Quando isso acontece, você também alcança um número maior de visitas no site e constrói uma imagem que transmite credibilidade e autoridade no nicho de atuação.

Além disso, mais usuários conhecem sua empresa e os conteúdos publicados no site e, consequentemente, o ranqueamento em pesquisa orgânica torna-se melhor.

Quais são os tipos de featured snippets?

Se você deseja alcançar a posição zero do Google, é importante conhecer quais são os tipos de featured snippets existentes. Sabemos que o mecanismo de busca valoriza determinados parâmetros na hora de ranquear os conteúdos nesse estilo.

Então, é possível encontrar caixas de resposta em três modelos. Conheça quais são eles!

Parágrafos

Os snippets aparecem comumente em parágrafos e são utilizados para responder a uma pergunta ou, ainda, para fornecer uma definição ao usuário.

Logo, esse modelo é utilizado em respostas que estão associadas a questionamentos, como “como fazer?” e “o que é?”. Quando utilizar esse método para apresentar uma solução à persona, fique atento ao tamanho e opte pelo uso de até 293 caracteres.

Tabelas

As tabelas não são usadas com frequência, mas podem ser úteis e explicativas em algumas situações. Um exemplo é o uso em comparações de preços feitas por sites e empresas especializados no assunto. Além disso, elas aparecem também em outros temas, como culinária.

O uso de tabela é uma opção interessante para transformar conteúdos muito extensos em uma informação mais enxuta e simplificada para o usuário. As tabelas seguem o padrão de até 3 colunas e têm um número limitado de linhas.

Listas

O uso de listas é bastante comum quando falamos em receitas, rankings e uma série de outros assuntos. Investir nesse tipo de estratégia é importante para melhorar o ranqueamento do seu site e é útil para transformar um conteúdo longo em um material de formato mais atrativo.

Uma sugestão é usar uma quantidade equilibrada de itens em suas listas, sem exageros. Caso não seja possível a visualização de todos pelo usuário, o Google disponibilizará a possibilidade de entrar em sua página e conferir o restante do conteúdo, o que aumenta a curiosidade da persona e, consequentemente, as chances de conversão.

Conquistar a posição zero do Google é o que as marcas desejam e, por isso, é fundamental entender quais são as ações certeiras e os critérios considerados pelo mecanismo de busca ao selecionar os melhores conteúdos. Portanto, para ter uma estratégia completa de marketing digital, coloque em prática as ações e dicas apresentadas ao longo do post a fim de ter sucesso nas vendas de seu negócio.

O que você achou da leitura? Confira também, em nosso blog, o conteúdo que trata das 5 principais vantagens de investir em marketing digital!

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