Por que é importante se preocupar com a rentabilidade de marketing?

Por que é importante se preocupar com a rentabilidade de marketing?

Muitos gestores se preocupam em entender as necessidades e os desejos dos clientes, bem como criar e divulgar soluções inovadoras para conquistar novos espaços no mercado. Paralelamente, porém, é essencial pensar na rentabilidade de marketing.

Afinal, toda empresa tem riscos que precisam ser analisados e gerenciados. Incluem-se aí os investimentos em campanhas de marketing. Portanto, o gestor precisa avaliar se as estratégias que usa trazem receita suficiente para honrar os custos e ter lucro.

Quer entender a relevância do tema para a sustentabilidade da empresa no longo prazo e como você pode avaliar a situação da sua companhia? Então, acompanhe este post!

Importância de medir a rentabilidade de marketing

Se a receita obtida pela empresa tem um valor maior do que seus gastos, houve lucro, certo? Isso é verdade, mas não é possível, apenas com essa análise, saber por que a companhia é lucrativa. Entender isso é essencial para identificar quais áreas funcionam bem e otimizar as que não têm bom desempenho.

Isso pode ser feito a partir do acompanhamento das métricas de marketing, que permite saber quais campanhas são mais eficazes. Afinal, se a presença da companhia no mercado não produz lucros, não adianta expandi-la. Ainda que ela tenha um financiamento, vai precisar pagar suas dívidas. Por isso, se não for capaz de obter receita suficiente, vai encontrar dificuldades.

Dicas de como medir a rentabilidade de marketing

Faça a alocação de custos

É preciso conhecer todos os custos de marketing, não apenas os valores gastos em campanhas. Algumas empresas não têm um setor específico para essas atividades e é comum que a área de marketing divida as responsabilidades com a de vendas.

Alocar os custos, como mão de obra e investimentos, é importante para entender o retorno financeiro obtido com cada ação. Um contador pode ajudar nessa tarefa.

Calcule o retorno sobre o investimento (ROI)

Quando se conhecem os custos envolvidos nas ações de marketing e as receitas das campanhas, é possível calcular o ROI. Essa é uma das principais métricas de marketing: com ela, é possível obter resultados cada vez melhores, a partir da otimização de estratégias, e até aumentar a rentabilidade.

Calcule as margens de lucro

Ainda que haja retorno nas campanhas de marketing, há outras despesas a serem pagas pela empresa (como aluguel de escritório, por exemplo) e que podem não entrar no cálculo anterior. Para ter certeza de que a companhia é rentável de modo geral, não apenas no marketing, é preciso acompanhar as margens de lucro.

Dessa forma, pode-se saber qual quantidade de produtos deve ser vendida para que haja rentabilidade. Além disso, é possível comparar o resultado da companhia com o de outras empresas do mesmo nicho.

Soluções para mensuração de resultados

Acompanhar os custos e as métricas do empreendimento não deve ser uma atividade difícil. É bem provável que a empresa já tenha os recursos para isso, especialmente se não for iniciante.

A rentabilidade de marketing da empresa pode ser monitorada em planilhas de Excel, em um sistema integrado de gestão, em programas de Web Analytics (como a solução do Google) ou mesmo com softwares de automação de marketing (como o RD Station e o Hubspot).

Entendeu o conceito e a importância de avaliar a rentabilidade de marketing de um empreendimento? Só o fato de saber o quanto as campanhas têm sido eficazes e como anda a segurança financeira da empresa, já é possível ter sucesso.

Precisa de ajuda para criar estratégias, desenvolver ações e mensurar resultados? Então, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudá-lo nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *