O que faz um influenciador digital? Veja como fazer uma boa parceria

O que faz um influenciador digital? Veja como fazer uma boa parceria

Você já abriu suas redes sociais e se deparou com alguém compartilhando a rotina, anunciando produtos e interagindo com o público? Provavelmente, essa pessoa era um influenciador digital! Essa é uma profissão recente e extremamente importante no universo da internet, que deixa muita gente com a seguinte dúvida: o que faz um influenciador digital?

De acordo com a empresa Influencer Marketing Hub, influenciador é aquele que tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua influência, autoridade e relacionamento com o público! Essa definição explica bem como ele pode potencializar negócios. Se você quer saber o que faz um influenciador digital, quais são os principais tipos que existem e de que forma eles interferem nas vendas das empresas, continue lendo!

O que é e o que faz um influenciador digital?

Os influenciadores são pessoas que têm uma relevância e um público nas redes sociais e que, muitas vezes, são atores, youtubers, comediantes, etc. Porém, pessoas de diversas profissões podem entrar nesse ramo!

E o que faz um influenciador digital? Ele influencia o público a respeito de assuntos, produtos, estilo de vida, entre outros. Por meio da conexão com seus seguidores e da comunicação, ele consegue ajudá-los a tomar decisões! Segundo a Youpix, há mais de 230 mil influenciadores ativos nas redes.

Há influenciadores para diversos nichos e de diversos tamanhos! Existem algumas classificações que nos ajudam a identificar como cada um deles se posiciona:

  • Megainfluenciador: são os considerados grandes celebridades, geralmente, com mais de 1 milhão de seguidores;
  • Macroinfluenciadores: são aqueles que, em um determinado nicho, são uma grande autoridade, não necessariamente têm tantos seguidores;
  • Microinfluenciadores: são ainda mais nichados, em um determinado segmento, normalmente não têm tantos seguidores, mas são referência para o pouco público.

Vale ressaltar que a quantidade de seguidores não é um fator que determina se um influenciador é bom ou não. Muitas vezes, um com poucos seguidores entrega conteúdos tão bons quanto influenciadores grandes. Ao fechar parceria com um, você deve analisar qual a relação dele com seu nicho de negócio!

Como um influenciador pode ajudar você?

Confira, a seguir, o que um influenciador digital pode fazer pela sua marca!

Participação em eventos

Alguns influenciadores auxiliam empresas marcando presença em eventos promovidos por elas. Assim, eles conseguem levar o público que eles têm para conhecer aquela marca e consumir os produtos. Além disso, a presença de um influenciador que é referência em um segmento pode trazer mais credibilidade para os eventos!

Produção de conteúdos sobre a marca

Outra maneira que um influenciador tem para ajudar ativamente uma marca é por meio da produção de conteúdos sobre ela! Há muitas formas de fazer isso: mostrando produtos, dizendo a opinião sobre eles, divulgando eventos, etc. Os influenciadores também são ótimos criadores de conteúdo!

Criação de posts patrocinados

Os posts patrocinados, também conhecidos como anúncios, são outra maneira que os influenciadores usam para potencializar marcas! Esses posts conseguem alcançar mais pessoas além do público base que eles já têm, isso gera ótimos resultados para marcas que querem aumentar sua divulgação.

Como fazer uma boa parceria com um influenciador?

Como mencionamos, há muito o que analisar para fechar uma parceria com um influenciador. Lembre-se de que o número de seguidores é um dos pontos menos importantes, busque sempre entender a relação da identificação com a marca e com o público-alvo. Pense se há sinergia entre o valor que sua empresa pode gerar para o influenciador e ele, para sua empresa! E não se esqueça do que faz um influenciador digital: criar conexões e gerar oportunidades para marcas e para o público. Aproveite esse potencial!

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre como se destacar no digital, leia nosso artigo sobre transformação digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *