O que é storytelling e como usá-lo para vender mais? Entenda

O que é storytelling e como usá-lo para vender mais? Entenda

Histórias têm a capacidade de encantar, atrair a atenção, motivar e emocionar. É exatamente por esse conjunto de sentimentos que as empresas estão investindo cada vez mais nas técnicas de storytelling em suas campanhas de marketing e comunicação.

Utilizar essa estratégia em peças publicitárias pode parecer fácil, mas requer muito planejamento, organização e um bom trabalho dos colaboradores. Essa nova maneira de fazer publicidade tem atraído a atenção das agências, empresas e, principalmente, dos consumidores ao redor do mundo pela maneira criativa com que são atingidos.

Neste post, vamos mostrar o que é storytelling e como usá-lo para vender mais? Confira!

O que é storytelling?

Storytelling é um conjunto de técnicas narrativas que têm como objetivo transformar qualquer tipo de conteúdo em uma história para transmitir uma mensagem para o cliente. Esse termo em inglês, que significa contar histórias, pode ser utilizado por meio de comerciais, filmes, entre outros, com a responsabilidade de criar conexões emocionais com as pessoas.

Como ele pode ser usado no marketing?

O principal papel da comunicação e do marketing de uma empresa é transmitir uma mensagem clara, objetiva e relevante para o cliente. O storytelling pode ser utilizado ao estruturar um conteúdo com um início, meio e fim bem evidenciados, seja em uma propaganda ou um e-mail. Organize bem as ideias, utilize boas estratégias de escaneabilidade e foque em técnicas narrativas bem estruturadas.

Quais as vantagens de utilizar o storytelling?

O conjunto de técnicas narrativas utilizadas no marketing apresentam diversas vantagens e são ótimas estratégias para chamar a atenção dos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa. O storytelling é capaz de humanizar uma marca por meio de uma identificação com a pessoa e pode ser utilizada em diversos canais de comunicação. Confira algumas vantagens dessa técnica, a seguir.

Pode ser utilizada em várias mídias

Uma das grandes vantagens do storytelling é a capacidade de atingir a persona em diferentes mídias. Uma empresa pode utilizar essas estratégias nas redes sociais, em comerciais de televisão, sites, e-mails, entre outros. Quanto mais trabalhada for essa peça publicitária, mais contagiante e relevante ela vai se tornar para as pessoas.

Cria uma identificação com a marca

Grande parte das empresas busca fazer com que as pessoas consigam se identificar com a sua marca. Essa estratégia pode ser alcançada caso o storytelling seja bem utilizado no marketing. Uma boa peça publicitária pode ser capaz de fazer o público se identificar com a sua empresa e, consequentemente, aumentar sua popularidade e suas vendas.

Capta a atenção do consumidor

Além de humanizar a marca e aumentar a identificação com o público, o storytelling também é responsável por captar a atenção das pessoas. Com um enredo criativo e uma técnica narrativa bem construída, uma peça publicitária é capaz de deixar os consumidores encantados e com a atenção totalmente focada nos seus serviços e produtos.

Faz a marca ser lembrada

Quando o storytelling é utilizado de maneira correta e feito por profissionais competentes, ele passa a ter a capacidade de fazer com que a persona se lembre de um produto ou serviço por causa de uma peça publicitária. Quem não se lembra de algum comercial muito antigo, bem-feito e encantador, que fez sucesso? Essa é uma das grandes vantagens do storytelling.

Transformar qualquer tipo de conteúdo em uma boa história, com o objetivo de transmitir uma mensagem, não é uma tarefa fácil. Para criar um storytelling que atraia a atenção das pessoas, é fundamental que você conheça muito bem o público que quer atingir. Esse conjunto de técnicas narrativas pode ser utilizada em diversas mídias para criar uma identificação com a marca, captar a atenção das pessoas e, principalmente, aumentar as vendas da sua empresa.

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