O que é o Google Search Console? Saiba como usar!

O que é o Google Search Console? Saiba como usar!

Analisar o desempenho de um site ou blog é fundamental. Isso porque, por meio dessa análise, é possível identificar os erros e as melhorias necessárias para que haja uma performance cada dia melhor. Para isso, vale a pena saber mais sobre algumas ferramentas, como o que é Google Search Console e o Google Analytics.

Com elas dá para identificar quais estratégias de SEO funcionam para o seu site. Por isso, é importante entender essas ferramentas — principalmente o Search Console — e usá-las a seu favor. Mesmo que no início as informações sejam complexas, tudo isso é essencial para melhorar as estratégias do seu site.

Neste texto, você vai entender o que é Google Search Console e como usá-lo. Acompanhe!

O que é Google Search Console?

O Google é um grande aliado em relação a ferramentas para otimizar performances. É muito útil para os profissionais de marketing e proprietários de sites e webmasters, por exemplo. Ele permite analisar o desempenho de um site, identificar o que precisa ser melhorado e fazer as otimizações de SEO necessárias para que a página tenha um bom desempenho.

O Google Search Console faz parte desse pacote. É uma ferramenta gratuita e útil para todos, desde empresários até especialistas em SEO e desenvolvedores. O Search Console existe para ajudar a entender como o Google vê o site nos resultados de pesquisa. As principais vantagens em usar a ferramenta são:

  • site mais veloz no carregamento das páginas;
  • melhoramento do SEO para um melhor ranqueamento das páginas;
  • identificação das correções necessárias no código HTML;
  • impulsionamento da linkagem interna;
  • entendimento de onde vem o tráfego;

Como usar o Search Console?

É fácil encontrar manuais de como usar o Search Console na internet. Existem várias formas de fazer essa instalação e iniciar o uso. E existem várias funcionalidades, entre elas índices do Google, aparência de pesquisa, tráfego da pesquisa e problemas de segurança.

A instalação mais fácil é a seguinte:

  • faça login em uma conta Gmail, de preferência a da sua empresa;
  • no menu, selecione + Adicionar Propriedade;
  • clique em Domínio ou Prefixo da URL e coloque o endereço do seu site;
  • se tiver escolhido Domínio, será preciso fazer uma modificação no DNS do site. Se optou por Prefixo da URL, selecione a Tag HTML para verificar rapidamente;
  • após seguir os passos acima, clique no botão verificar no Search Console;
  • a sua propriedade será confirmada.

Após essa instalação, você pode começar a fazer as suas análises serem mais completas e direcionadas. Com isso, consegue otimizar o seu para que atinja os resultados desejados — como visualizações, ranqueamento e credibilidade. Isso porque, ao fazer os ajustes necessários no momento certo, a página se torna mais relevante para o Google.

Viu só o que é Google Search Console? Ele pode ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site e otimizar as suas estratégias. Afinal, você entende de onde vem o seu tráfego e quais são as páginas que estão mais bem ranqueadas no Google, podendo usá-las para ajustar o seu planejamento. Com isso, o seu site se torna mais relevante para o seu público-alvo.

Gostou deste conteúdo? Veja agora como o SEO pode aumentar os seus resultados no seu site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *