Na prática: saiba como é feito um branding de sucesso!

Na prática: saiba como é feito um branding de sucesso!

Você está buscando maneiras de aprimorar sua atuação no gerenciamento do departamento de marketing? O processo bem realizado de branding pode ser uma solução capaz de impulsionar a sua empresa.

Fazer branding consiste na construção do valor da marca, tão importante quanto a criação de identidade visual de um negócio. Esses recursos demandam tempo e dedicação e se ainda restam quaisquer dúvidas sobre como você pode tirar o melhor proveito do processo de branding, sanaremos essas questões aqui neste post!

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui uma equipe qualificada para trabalhar nesse projeto. Um dos maiores erros empresariais dos últimos tempos tem sido o fato de profissionais com expertise em uma determinada área tentarem comandar projetos em outras. Portanto, reúna um bom time e mãos a obra!

1. Estudo de mercado

Fazer branding pode significar tanto a criação de uma marca quanto a administração ou reposicionamento dela no mercado. Ou seja, esse processo não se trata apenas de criar um logotipo, mas fazê-lo a partir de conceitos sólidos e tirar proveito do que esses princípios podem oferecer a partir de uma boa estratégia.

Primeiramente, portanto, é preciso considerar:

  • o produto oferecido;
  • o ambiente em que o produto está inserido;
  • as formas de abordar o produto em técnicas de marketing e publicidade;
  • o alinhamento do preço estabelecido com o mercado.

​Todas essas informações devem ser fruto de pesquisas bem fundamentadas e análises de cases de mercado. Elas serão responsáveis por filtrar quais valores a marca irá incorporar.

É essencial também observar como os concorrentes lidam com seu próprio branding e como suas ações podem ser aprimoradas.

2. Detalhamento de público-alvo

O detalhamento do público-alvo deve ser o mais segmentado possível. Para conseguir informações que te permitam identificar essa divisão, beba diretamente da fonte. Reúna opiniões, informações demográficas e comportamentais dos seus compradores.

Aproveite esse conteúdo para entender como o seu produto pode transformar a vida do cliente. Afinal, consumidores não vão adotar os valores da sua marca do dia para a noite de uma maneira misteriosa. A identidade dela é que precisa se conectar com o estilo de vida deles.

3. Planejamento estratégico

O primeiro passo necessário para realizar um planejamento estratégico é determinar o posicionamento da sua marca. Pense nela como uma pessoa e estabeleça qual personalidade ela deve transmitir para o consumidor.

Esse DNA será responsável por inspirar vários aspectos dos seus clientes, como estilo de vida, hobbies, performance profissional, especialização acadêmica, aprimoramento de processos etc.

Você e sua equipe devem determinar qual dessas influências é interessante para fomentar o negócio. Considere como a empresa quer que o produto ou serviço seja visto pelo consumidor. Esses serão os objetivos do branding construído por vocês.

A partir disso, o próximo passo é mapear as ações a serem feitas para solucionar e alcançar cada um deles por ordem de prioridade. Com essas soluções na ponta do lápis, você pode determinar o prazo em que devem ser realizadas e delegar um responsável para cada uma delas.

4. Criação da identidade visual

O protagonista da identidade visual de uma marca é o logotipo. O ideal é que ele consiga transmitir de maneira autoral as competências essenciais da empresa. A impressão das pessoas sobre a sua marca é o que vai construir a estrutura dela.

Por meio de ferramentas de design gráfico, a identidade visual da marca deverá ser toda construída com base no conceito do logo, levando em conta formas, tipografia e cartela de cores.

Neste momento, você precisa ser honesto com sua equipe de design. Se algum aspecto da marca não parece satisfatório ou condizente para você, verbalize isso. O ideal é identificar essa objeção o quanto antes para que não influencie a finalização do processo de criação.

Agora que você já conheceu as etapas de como fazer branding de sucesso e adquiriu dicas que podem ser aplicadas na sua empresa, aproveite para assinar nossa newsletter! Receba conteúdos como este e se mantenha cada vez mais atualizado sobre seu mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *