Métricas de redes sociais: o que são e quais as principais

Métricas de redes sociais: o que são e quais as principais

Estar presente no Facebook, no Twitter e no Instagram é apenas o primeiro passo para alavancar o seu negócio. Para ser capaz de investir de maneira inteligente nesses canais, você precisa acompanhar as métricas de redes sociais. Afinal, aquilo que não se mede não pode ser gerenciado, certo?

De acordo com a Social Media Trends 2018, 62% das empresas reconhecem a relevância dessas plataformas, mas metade delas ainda avalia sua atuação como pouco ou nada eficiente. Para mudar esse cenário, é indispensável contar com uma ferramenta de analytics.

Continue a leitura deste post, entenda o que são métricas de redes sociais e quais delas acompanhar. Preparado?

O que são métricas de redes sociais?

Para começo de conversa, vale a pena definir métricas como números em estado bruto. Como forma de facilitar o entendimento, costumamos categorizá-las em métricas de tráfego pago (como taxa de cliques e custo por clique), métricas de conversão (como taxa de rejeição — ou bounce rate — e total de conversões), métricas de receita de vendas (como custo de aquisição do cliente e lifetime value) e, é claro, métricas de redes sociais (como alcance e engajamento).

Em geral, poucas métricas bem escolhidas são mais úteis para o planejamento das ações do que uma quantidade infinita de números. Segundo a pesquisa, o alcance é o indicador mais acompanhado por 76,2% dos entrevistados, seguido pelo engajamento, com 74,9% das menções. Conversão (51%), tráfego (47%) e crescimento por canal (37,6%) também são observados.

Quais métricas devem ser monitoradas?

Alcance

Ele pode ser classificado em orgânico ou pago. O primeiro deles é a quantidade de pessoas atingidas pelo conteúdo de maneira não paga. Já o segundo é o número de usuários que viram sua publicação como resultado de anúncios em redes sociais.

Engajamento

É o grau de interação do seu público com a sua marca. Em outras palavras, são as curtidas, os comentários e os compartilhamentos nas postagens.

Sentimento

Tão importante quanto saber o alcance e o engajamento do seu post é analisar o sentimento das pessoas. É positivo ou negativo?

Por fim, não se deixe enganar pelas chamadas métricas de vaidade, como a quantidade de curtidas em uma publicação. Apesar de elas serem atraentes em um primeiro momento, não vão ajudá-lo, de fato, a tomar decisão estratégicas.

Como fazer isso?

Atualmente, as redes sociais já contam com um analytics básico. No entanto, ferramentas externas gratuitas e pagas podem ajudá-lo a aperfeiçoar a análise dos resultados.

A mais conhecida delas é o Google Analytics (GA), plataforma gratuita de análise de dados da Google. Por meio dele é possível entender a fundo o comportamento do seu público no seu site e nas redes sociais. Para ter uma ideia, 72,6% das organizações que adotam alguma ferramenta do tipo dão preferência ao GA.

Agora que você já entende o que são métricas de redes sociais e quais delas podem ser úteis para o seu negócio, não perca mais tempo! Se precisar de ajuda, procure profissionais especializados em marketing digital!

Gostou deste post sobre métricas de redes sociais? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros conteúdos interessantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *