6 melhores práticas para um bom merchandising no ponto de venda

6 melhores práticas para um bom merchandising no ponto de venda

Existem técnicas que, quando bem aplicadas, conseguem fazer com que os clientes adquiram mais produtos e, assim, o lucro da empresa aumente. Uma delas é o merchandising no ponto de venda.

A estratégia de marketing se baseia em instigar o consumidor a levar para casa produtos que ele nem estava pensando em pegar. Um bom exemplo dessa situação é quando entramos no mercado, a fim de comprar apenas um objeto, mas, ao passarmos pelas prateleiras nas filas do caixa, visualizamos determinada mercadoria que dá vontade de levar.

Quer algumas dicas de como colocar isso em prática? Então, siga na leitura!

1. Invista em ações sensoriais

Um dos mais eficientes métodos de merchandising no ponto de venda é trabalhar com as sensações dos consumidores. Oferecer uma experiência de compra agradável influencia bastante na decisão de levar a mercadoria.

Estimular os sentidos, como o olfato, por meio de um perfume agradável, ou a audição, com um som prazeroso, por exemplo, é uma ação positiva nesse sentido.

2. Aposte em um tema

Use datas comemorativas ou mesmo o lançamento de determinado filme ou série da cultura pop para chamar a atenção e estimular as vendas. Assuntos com os quais os clientes se interessem ou se identifiquem farão com que percebam mais facilmente os produtos expostos.

3. Crie uma storytelling

Histórias atraem, inspiram, emocionam, geram empatia e aproximam as pessoas. Desde os primórdios, boas histórias são contadas para ensinar ou advertir as crianças sobre uma regra. Elas também podem ser adaptadas às estratégias de vendas, ajudando a divulgar serviços e valores organizacionais, engajar consumidores, consolidar e humanizar a marca.

4. Capriche na vitrine

Limpeza, organização e disposição fazem toda a diferença para despertar no consumidor o desejo de levar um produto. A iluminação do local também influencia nesse comportamento, ajudando a ressaltar o ambiente.

Além disso, o centro da imagem é o espaço no qual as pessoas costumam prestar mais atenção. Assim, se quiser dar destaque a determinada mercadoria, cuide da exposição dos itens na vitrine.

5. Evite esconder preços

Um cliente apressado, por mais que se interesse pela mercadoria, pode decidir não arriscar levá-la se tiver insegurança em relação ao preço do produto e sua possibilidade financeira de comprá-lo. Deixar os valores visíveis é, inclusive, uma forma de ser transparente com todos e evitar reclamações em relação à ocultação de informações importantes.

6. Chame a atenção para promoções

Sabe aquelas mercadorias cujo prazo de validade está próximo e correm o risco de serem perdidas? Uma boa ideia é arrumar uma prateleira para expô-las, colocar um preço mais atraente e destacar isso.

Continuando com o argumento anterior de ser verdadeiro, você pode colocar o real motivo do valor mais baixo, a fim de que os clientes não se sintam desconfiados com os descontos ou passados para trás depois de perceber que adquiriram algo próximo de expirar.

Enfim, o merchandising no ponto de venda é essencial para o sucesso no aumento do ticket médio e do lucro. Por essa razão, faz toda a diferença planejar e elaborar táticas, a fim de conseguir conquistar mais clientes.

Mas você sabia que, além de investir no PDV, estar na internet também é importante? Acesse outro artigo nosso e entenda por que marcar presença na web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *