Saiba definitivamente o que é Marketing de Experiência!

Saiba definitivamente o que é Marketing de Experiência!

Entre as diversas decisões que precisam ser tomadas para uma estratégia fluir, as que visam oferecer uma experiência positiva para a fidelização dos clientes são algumas das mais importantes. É sobre isso que trata o marketing de experiência.

Novas áreas focadas apenas nesse aspecto surgiram nos últimos tempos (como o UX Design) e são tendências para o futuro. Além disso, comprovam a necessidade constante de tornar todo o processo de aquisição de produtos e serviços memorável e interessante.

Quer saber como melhorar a fidelização de clientes e atrair novos por meio do marketing de experiência? Continue lendo este artigo!

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência tem como proposta gerar sensações positivas nos clientes que entram em contato com uma marca. Para ser funcional, ele deve buscar a otimização de fatores como:

  • o atendimento de qualidade estendido ao consumidor;
  • o quão à vontade ele se sente durante a jornada de compra;
  • o quão navegável um site, plataforma ou blog é (no caso de compras online);
  • a agilidade do processo;
  • possíveis surpresas e diferenciais em relação à concorrência e que encantam.

Esses são apenas alguns exemplos que, ao serem foco de constante aperfeiçoamento por parte da empresa, permitem proporcionar uma experiência mais especial ao usuário. Com isso, a imagem da marca melhora seu desempenho, o cliente se sente satisfeito em sua jornada e tende a se fidelizar à marca.

Qual a importância do marketing de experiência?

Além de melhorias na imagem da marca e uma maior fidelização por parte dos consumidores, o uso de estratégias de marketing de experiência promove vários outros benefícios para a empresa.

Maior visibilidade

Uma empresa com imagem positiva e clientes fiéis tende a garantir visibilidade de forma rápida. Recomendações, feedbacks em redes sociais, fóruns, mecanismos de pesquisa e até mesmo o famoso boca a boca auxiliam nisso. Atingindo um maior leque de usuários, o negócio passa a gerar novos leads e, por meio das próprias ações de marketing de experiência, fidelizá-los.

Inovação

A inovação é um dos pontos centrais de boas estratégias de marketing. Ao buscar sempre aprimorar a experiência do consumidor, novos insights e ideias se tornam mais rotineiros e elevam a visão que o cliente tem da marca. Unindo a isso à demonstração dos valores da empresa, é possível gerar identificação com o público e otimizar seus resultados.

Como implantar essa estratégia?

É fundamental que a empresa respeite os 3 Vs do marketing de experiência na hora de colocar a estratégia em prática. Entenda!

Vontade

Quando adquire produtos ou serviços, o consumidor busca satisfazer uma vontade que tinha antes da compra. Aplicar uma ação de marketing de experiência de forma prática e funcional tem o poder de satisfazer essa ânsia, e não só de aguçar a compra e entregar um produto que não cumpre o que promete — isso afeta negativamente a experiência do cliente.

Verdade

O uso do storytelling para otimizar resultados está cada vez mais comum. Porém, ele deve ser parte de um contexto verdadeiro. É essencial ter como base a verdade na construção de uma estratégia que busca contar histórias para seus clientes, bem como na promoção dos valores da marca.

Valor

O terceiro V do marketing de experiência diz respeito ao valor agregado ao produto após a compra. Afinal, mesmo se houver uma boa jornada ao finalizar a aquisição, a pessoa não terá motivos para voltar a comprar o produto se este não for relevante para ela.

Em suma, para aproveitar os benefícios desse tipo de marketing, é preciso alinhar os três pontos descritos acima se você quiser oferecer uma experiência de compra positiva e inovadora. Para isso, busque analisar feedbacks e ficar de olho nas tendências da área, promovendo-as durante suas estratégias.

Gostou de aprender mais sobre marketing de experiência? Siga nossas redes sociais para acompanhar outros conteúdos úteis para o desenvolvimento da sua empresa: Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *