Lifelong learning: por que investir no aprendizado profissional contínuo?

Lifelong learning: por que investir no aprendizado profissional contínuo?

O mundo está avançando de forma exponencial a cada dia. Já não é possível se manter atualizado apenas com o conteúdo que absorvemos no formato tradicional de educação que envolve apenas o ensino básico e universitário. Esse movimento constante de descobertas, aprofundamentos e desenvolvimento das mais diversas áreas, demanda uma procura contínua por conhecimento.

O termo em inglês lifelong learning representa o significado de aprendizado ao longo da vida e mostra que essa busca por informação nunca termina. O conceito por trás desse modo de absorver ideias é simples e o processo de aprendizado é dividido em quatro pilares: conhecer, fazer, conviver e ser.

Conhecer

Aprender a conhecer envolve uma curiosidade interna que vai além de absorver conteúdo para uma finalidade. Explorar conceitos para além de suas aplicações, enxergar sob perspectivas diferenciadas e conectar conhecimentos distintos são pontos cruciais para estimular essa busca.

Fazer

O saber é importante, mas de nada adianta informação se não for colocada em ação. Fazer, inclusive, vai além da aplicação na prática: compreende também a forma de se relacionar com pessoas, o próprio ambiente e solucionar problemas em múltiplos contextos. Iniciativa para usar estratégias, encurtar caminhos e explorar diferentes resultados de forma ágil é um diferencial muito importante.

Conviver

Os seres humanos são complexos e têm visões diferentes de acordo com a bagagem de vivência que acumularam. Conviver consiste não somente em ter harmonia nas relações mas também na capacidade de compreender o outro. 

Sempre há algo novo para aprender e dar abertura para outras pessoas expressarem suas ideias e pontos de vista. Conviver agrega e melhora muito a convivência.

Ser

No contexto do mundo atual em que mal paramos para respirar, é fácil esquecer de olhar para nós mesmos. O processo de aprendizagem é tão amplo que não enxergamos capacidades internas que estão em evolução contínua.

Inteligência emocional, proatividade, autoconfiança, criatividade e comunicação são competências que apesar de passarem despercebidas, contribuem muito no alcance de resultados positivos.

A importância do lifelong learning no marketing

A prática do lifelong learning hoje é uma necessidade básica, pois com a velocidade em que o mundo se move é muito fácil uma informação se tornar obsoleta. No caso do marketing, em que regras, linguagens e ferramentas mudam de forma muito rápida, é imprescindível manter o conhecimento atualizado e desenvolver o profissional.

Vale lembrar que estamos na era da informação, e a quantidade de conteúdo com qualidade disponível especialmente na internet facilita muito a absorção de novos assuntos.

Existe uma variedade de cursos feitos por instituições qualificadas e profissionais experts no assunto, assim como é possível buscar instrução em comunidades, fóruns de discussão, webinars e até mesmo postagens em blogs e redes sociais.

Em qualquer situação o aprendizado estará à disposição. Com iniciativa e estímulo é possível fazer do lifelong learning um hábito presente em nossas vidas, seja no pessoal, profissional e no coletivo, sempre almejando a evolução e o desenvolvimento.

Gostou do conteúdo e quer ficar atualizado com mais informações sobre marketing? Segue a gente nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *