Conheça as principais iniciativas de marketing verde!

Conheça as principais iniciativas de marketing verde!

Os impactos das atividades humanas no planeta são um dos principais temas debatidos na atualidade. Com o aprofundamento dos estudos sobre as mudanças climáticas e a ocorrência de desastres ambientais como uma das consequências do aquecimento global, a conscientização ecológica tem sido difundida em diferentes setores da sociedade — inclusive nas empresas.

O compromisso de uma organização com o meio ambiente e com a sustentabilidade passou, portanto, a ser um dos fatores levados em conta pelo cliente durante a jornada de compra, impactando sua decisão final de adquirir determinado produto ou serviço. É nesse contexto que o marketing verde — também conhecido como marketing ambiental, marketing ecológico ou ecomarketing — torna-se um importante diferencial para os negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo para entender melhor o conceito, seus pilares, objetivos e como adotar iniciativas de marketing verde com eficiência na sua empresa.

O que é marketing verde?

O marketing verde, como diz o próprio nome, abrange as estratégias adotadas por empresas para satisfazer seus clientes com práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental. Essas estratégias envolvem, portanto, a oferta de produtos ou serviços que não causem danos ao meio ambiente e promovam uma consciência ecológica entre a empresa, o consumidor e a sociedade de modo geral.

O marketing verde ganhou força a partir das décadas de 1980 e 1990, quando o conceito de desenvolvimento sustentável foi consolidado e movimentos de conscientização ambiental ganharam espaço nas esferas civil e governamental ao redor do mundo. Com a popularização da internet e o aumento da troca de informações em escala global, as estratégias de marketing voltadas à sustentabilidade conquistaram ainda mais rápido o mercado internacional.

O ecomarketing, no entanto, não é formado apenas por ações voltadas à proteção da natureza. Na verdade, essas estratégias também devem contemplar iniciativas que atendam ao propósito de sustentabilidade em três pilares: econômico, social e cultural. Falaremos sobre isso mais à frente.

Quais empresas são exemplos de marketing verde e o que elas fazem?

Antes de começar a aplicar esse conceito na sua empresa, é bom entender de fato como ele pode ser desenvolvido. A seguir, vamos apresentar algumas iniciativas de marketing verde para que você se inspire por meio desses projetos, ações e atitudes.

Natura (linha Ekos)

A Natura, empresa multinacional brasileira que atua no ramo de cosméticos, produtos de higiene e beleza, é desde 2017 carbono neutro. Isso significa que ela se preocupa em diminuir, controlar e neutralizar suas emissões de carbono. Além disso, promove a utilização de sachês e a reutilização dos frascos para reduzir o consumo de plástico.

A linha Ekos é produzida a partir de ingredientes de origem sustentável e tem relação ética com as comunidades fornecedoras desses produtos. Devido a isso, é uma das poucas organizações a possuir o Selo UEBT (Union for Ethical BioTrade, ou União para o Biocomércio Ético) no Brasil.

Coca-Cola

A Coca-Cola é comprometida com sua visão World Without Waste (Mundo Sem Resíduos). Para isso, ela toma para si o compromisso global de coletar, reaproveitar ou reciclar o equivalente a 100% das embalagens de seus produtos em todo o planeta até 2030.

Suzano

Por meio do seu conjunto de 14 metas ambientais chamado “Compromissos para renovar a vida”, a empresa global de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto se compromete a remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2030. Em 2021, a corporação antecipou essa meta em 5 anos, ou seja, planeja alcançar seu objetivo em 2025.

Nestlé

A Nestlé adota inúmeras iniciativas de marketing verde. Por exemplo, suas fábricas apresentam uma taxa de descarte de resíduos sólidos na natureza de 0% e utilizam de forma total ou parcial águas de reúso.

Além disso, a empresa suíça do setor de alimentos e bebidas comanda a iniciativa #oOceanoComeçaAqui, que tem a proposta de retirar os lixos das ruas para que eles não acabem nos rios e nos mares.

Quais são os principais objetivos do marketing verde?

Além da proteção e conscientização ambiental, essas estratégias de marketing atendem a diversos objetivos da empresa, trazendo uma série de benefícios. Alguns dos objetivos são:

  • aumento da credibilidade do negócio no mercado;
  • compartilhamento de experiências positivas relacionadas à empresa;
  • conquista e fidelização de clientes;
  • atração de novos investidores e parceiros.

Quais são os pilares do marketing verde?

Existem diversas empresas que se dizem verdes e não são. Praticam o que chamamos de Greenwashing, isto é, enganam os consumidores e apresentam um discurso sustentável contraditório com seus atos e suas ações. Ou seja, poluem o meio ambiente, depredam recursos não renováveis e geram riscos e prejuízos para a população e para as comunidades com as quais interagem durante a produção dos seus produtos.

Na realidade, a empresa deve atender a alguns pilares para ser considerada realmente verde. Ela precisa ser:

  • ecologicamente correta;
  • socialmente justa;
  • economicamente viável;
  • culturalmente aceita.

Além disso, a empresa deve levar em consideração os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e os 4Ss (segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social — do inglês “social acceptance”).

Como adotar iniciativas de marketing verde na sua empresa?

Se você quer adequar o seu negócio às práticas sustentáveis, que são cada vez mais valorizadas no mercado, há várias maneiras de implementar estratégias de marketing verde em um empreendimento. Veja, a seguir, algumas ações que sua empresa pode adotar:

  • recicle o lixo e oriente sua equipe sobre as melhores formas de descarte de resíduos;
  • reduza o consumo de produtos descartáveis — como papéis e embalagens plásticas — e dê preferência a objetos reutilizáveis;
  • considere alternativas “eco-friendly” para seus produtos físicos, como embalagens feitas de material reciclável ou menos poluente;
  • procure adequar as práticas da empresa aos padrões de certificações ambientais (como ISO 14.001 e LEED);
  • economize no consumo de água e energia — você pode utilizar lâmpadas de LED em vez das convencionais, por exemplo;
  • invista em políticas de inclusão na sua empresa;
  • apoie causas, campanhas e ações voltadas à conscientização ambiental;
  • escolha fornecedores que também demonstrem compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade;
  • se os processos da sua empresa geram CO2 ou outros poluentes, adote planos para reduzir essas emissões.

Para que as estratégias de marketing verde sejam eficazes, é importante que toda a equipe esteja alinhada com essas práticas. A conscientização ambiental afeta diretamente as pessoas envolvidas no negócio e, portanto, ajuda muito na disseminação de boas ações e geração de resultados positivos.

Como vimos, muitas organizações no Brasil e no mundo tomam para si compromissos e objetivos sustentáveis como forma de melhorar o meio ambiente. Agora que você já conhece exemplos de sucesso, os pilares e os objetivos, comece a planejar a implantação de iniciativas de marketing verde na sua empresa.

Se você gostou de aprender mais sobre esse conceito que está tão em alta, leia também o nosso artigo com dicas para montar sua estratégia de buzz marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.