Identidade visual: construa uma ou saia do negócio!

Identidade visual: construa uma ou saia do negócio!

Ter uma identidade visual nos dias de hoje vai muito além de uma simples questão de publicidade.

Ela é um reflexo da sua empresa, o modo como você se posiciona e o seu público a enxerga. Por isso, é importante direcionar esforços para criar uma identidade coesa e que faça sentido para o seu negócio.

Neste post, vamos explicar o que é a identidade visual de uma empresa e os elementos que a definem, por que você deveria se importar com ela e o que ela pode agregar a sua marca. Acompanhe o texto a seguir!

O que é uma identidade visual?

Todos nós possuímos algo que nos define, uma espécie de personalidade. Com a sua empresa, não é diferente.

Ela precisa de uma identidade que a torne exclusiva no mercado, que possibilite ao consumidor diferenciá-la de outra. Mas o que é, de fato, a identidade visual de um negócio?

No contexto corporativo, é a representação gráfica dos valores, conceitos e ideais de um empreendimento de forma compreensível ao cliente.

Em outras palavras, é um conjunto de particularidades que transformam a sua empresa especial e única diante das demais.

Portanto, uma identidade é composta de alguns elementos visuais a fim de se comunicar de forma mais assertiva. São eles:

  • primários: itens essenciais para que a identidade seja efetiva, sendo eles o símbolo (sinal gráfico que representa o nome do seu negócio), o logotipo (forma diferenciada em que o nome é registrado) e marca (a união dos dois primeiros elementos);
  • secundários: elementos importantes para tornar a sua marca memorável ao cliente, que são as cores e a tipografia, a forma como ela será escrita  ;
  • terciários: elementos complementares que podem ser traduzidos através de grafismos, utilização de personagens e afins.

É importante deixar claro que, ao falar de identidade visual, não estamos nos referindo apenas a um símbolo ou logotipo bonitos.

O objetivo é fazer com que a sua empresa seja notada pelo cliente, de forma que transmita os seus valores e como ela quer ser percebida no mercado.

Por que ela é importante?

Nós já entendemos que é através da identidade visual que a marca se torna inesquecível aos olhos do consumidor, expressando quem é e o que faz.

Portanto, empreendimentos sem uma identidade simplesmente não vão pra frente, pois é muito mais difícil de crescer e se mostrar relevante no mercado.

Outro aspecto importante a ser considerado é de que uma identidade gráfica marcante e bem alinhada aos valores da empresa transmite confiança e estabilidade ao consumidor.

Com isso, é possível passar uma imagem de profissionalismo e credibilidade capaz de conquistar o cliente.

Para que a identidade visual traga esses benefícios, é imprescindível que as peças de comunicação interajam entre si. A essa interação, damos o nome de unidade visual.

Por que devo me preocupar com a unidade visual?

Como já vimos, uma identidade visual é composta de diversas peças de comunicação. No entanto, elas precisam relacionar-se umas com as outras, criando vínculos que fazem sentido em um conjunto coeso.

É aqui que entra a questão da unidade visual. Ela nada mais é que uma forma de interação na composição da identidade gráfica, estabelecendo um ”parentesco” entre os diversos aspectos que a compõem.

A união dos elementos propicia a compreensão como um todo, além de transmitir informações claras e organizadas ao consumidor.

Bom, agora que você já sabe o que é a identidade visual e porque ela é primordial para o sucesso do seu negócio, não deixe de compartilhar esse post em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *