Fluxo de nutrição de leads: como fazer da melhor maneira?

Fluxo de nutrição de leads: como fazer da melhor maneira?

A busca por constantes e otimizados resultados por parte das empresas na hora de captar e reter clientes se mostra cada vez maior. Isso pode ser feito de diferentes formas, como por meio do fluxo de nutrição de leads — um sistema de automação de marketing.

Empresas que buscam boas estratégias de marketing digital passaram a compreender, cada dia mais, que a construção de um bom relacionamento entre uma marca e o seu público é fundamental para o bem-estar do negócio. A nutrição de seus leads desempenha um importante papel nesse momento, desde que seja feita de forma correta.

Está em busca de saber como fazer um fluxo de nutrição que realmente gere bons resultados? Continue lendo este artigo!

O que é, exatamente, o fluxo de nutrição de leads?

O fluxo de nutrição de leads diz respeito e uma série de e-mails enviados para um segmento específico, em busca de fazê-lo cumprir um objetivo que traga benefícios para uma marca. Também chamado de régua de relacionamento, ele visa a construção de um bom contato entre empresa e público e conta com certa constância.

Se feito de forma personalizada, relevante, na quantidade certa e promovendo uma ação específica a ser realizada pelo leitor, o fluxo de nutrição de leads tende a trazer diversas vantagens para seus estrategistas, como uma melhor conversão, automação de tarefas e maximização de tempo e recursos. Entenda como garanti-las.

Como fazer um bom fluxo de nutrição de leads?

Ainda que não exista uma única forma de garantir um fluxo de nutrição de leads eficiente para toda e qualquer empresa, existem algumas práticas que podem ser seguidas a fim de implementar boas estratégias nesse momento. Duas das principais delas são as seguintes.

Lógica na criação do fluxo

A criação de um relacionamento com alguém demanda tempo, esforço e contatos constantes, certo? Bem, ela não funciona de forma muito diferente com as empresas e seus públicos. Mas para que esses esforços sejam funcionais, é preciso que haja uma lógica na criação do fluxo. Uma sequência recomendada a ser seguida é:

  • aprendizado, introduzindo o assunto ao leitor;
  • reconhecimento do problema, levando-o a perceber que existem possíveis erros que podem ser consertados em seu negócio;
  • solução, que leva o potencial cliente a considerar buscar uma empresa — seja por meio de um estudo de caso, de guias, de diagnósticos gratuitos etc.
  • avaliação e compra, estimulando o cliente a realmente ter contato com a solução oferecida por sua marca.

Ainda que essa sequência lógica tenda a promover bons resultados, existe mais um fator fundamental que contribui para o sucesso de bons fluxos de nutrição de leads: o conteúdo. Entenda a seguir o que deve estar, de fato, contido nos e-mails enviados.

Conteúdos genuinamente relevantes para o leitor

É incomum que você volte a ter contato com pessoas cujos assuntos o entediem ou aborreçam. No que diz respeito à relação entre marca e cliente, isso também pode ser dito. Portanto, se o e-mail enviado não tiver um conteúdo relevante — que realmente tenha a ver com os possíveis problemas e soluções buscados pela persona destinada, a tendência é que o fluxo não seja satisfatório.

Além de se focar em uma frequência de e-mails adequada para o lead, que não deve fazê-lo pensar em sua marca como spam, faça uma boa oferta para ele, como o acesso a um e-book gratuito ou a uma consultoria, por exemplo. Esse passo é tomado após a realização de alguma ação, como o preenchimento de um formulário ou uma visita a um site específico — que são os chamados de gatilhos. Por fim, mensure e monitore os resultados.

Como criar um bom fluxo de nutrição de leads?

Um fluxo de nutrição de leads eficiente possui objetivo, é segmentado, se inicia com uma boa oferta ou gatilho, possui uma frequência adequada, é relevante, automatizado e, por fim, constantemente monitorado. Seguindo os passos acima, as chances de sucesso nessa estratégia serão muito mais amplas.

E agora, você compreendeu o que é e como utilizar de boas práticas para garantir um fluxo de nutrição de leads que realmente gere bons resultados? Junto a uma equipe especializada e profissional, como a Atrevo, é certo que as demandas específicas de sua empresa serão atendidas nesse momento. Entre em contato conosco!

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