Fidelização de clientes: você sabe como fazer?

Fidelização de clientes: você sabe como fazer?

Conquistar e manter clientes é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes a serem feitas por qualquer empresa. Nesse momento, as métricas de retenção são fundamentais, sendo elas uma forma de monitorar, por exemplo, a lealdade, a satisfação e a fidelização de clientes que contam com um determinado negócio.

Saber mais sobre elas e garantir dicas para elevar a fidelização permite que uma marca possa empregar estratégias voltadas para diversos pontos que tornam o interesse do consumidor cada vez maior, bem como sua dedicação a ela.

Hoje, aprenda a fidelizar clientes seguindo algumas dicas profissionais e que podem mudar o rumo da sua empresa!

A importância de fidelizar clientes

Enquanto muitas empresas acreditam que devem se dedicar apenas à conquista de novos clientes, a verdade é que, cada dia mais, a retenção e a fidelização daqueles que já se dispõem a contar com a marca se mostra um importante foco. Afinal, clientes fiéis são conhecidos por defenderem e nutrirem as empresas que satisfazem suas necessidades de forma inovadora, como é possível perceber, por exemplo, na Apple ou na Coca-Cola.

Para chegar no topo, essas empresas se dedicaram a oferecer uma experiência inesquecível de compra para seus clientes, além de nutrir um relacionamento próximo e constante com eles. Por fim, elas analisam métricas e feedbacks para inovar ou manter suas estratégias. Saiba como fazer o mesmo nos seus negócios!

Dicas para fidelizar clientes

Que o consumidor atual está procurando por mais do que apenas produtos a serem comprados, todos sabem. Afinal, a busca por soluções relevantes e pela crença nos valores das marcas se tornam cada vez mais importantes na jornada de compra dos clientes. Mas como garantir isso? Confira algumas dicas a seguir!

Customer experience

Para fidelizar clientes, comece proporcionando a eles uma boa experiência de pesquisa e compra inesquecíveis. Boas dicas de marketing de experiência podem fazer a diferença nesse momento, tornando cada passo tomado dentro de um site, loja virtual ou blog interativo e intuitivo.

Colha feedbacks de seus clientes

Um cliente que não é ouvido por sua marca de escolha não se sente respeitado ou importante. Para evitar a perda de consumidores em função de negligência, foque-se em colher feedbacks constantes e trabalhe a partir deles, montando estratégias inovadoras e relevantes para o seu público. Isso pode ser feito por meio de avaliações, comentários, redes sociais ou sugestões deixadas diretamente nos canais de comunicação da empresa.

Métricas

Tenha boas métricas em mãos para medir a satisfação dos clientes, especialmente aquelas que atuam de forma simples e objetiva. Um exemplo de métrica é o NPS — Net Promoter Score, um conceito existente desde 2003 que tem ajudado as marcas a delimitar os níveis de satisfação e lealdade de seus clientes.

O NPS funciona de forma qualitativa. Ele pede que o cliente deixe seu feedback em relação à experiência com a empresa, pede sua recomendação (geralmente por meio de notas que vão de 0 a 10) e as justificativas para suas respostas, permitindo uma mensuração rápida e eficiente de resultados.

Manutenção do relacionamento

Um bom relacionamento com sua clientela também é fundamental para a fidelização. Afinal, não existe boa convivência sem reciprocidade e constância na comunicação, certo? Responda seus clientes, leve suas dicas e críticas em consideração, invista em um bom fluxo de nutrição de leads e ofereça qualidade — tanto em termos de conteúdo quanto de serviços e produtos.

Reter e fidelizar consumidores envolve fornecer uma experiência positiva e marcante para eles. Nesse momento, além de buscar saber mais sobre o marketing de experiência, uma modalidade de marketing que visa justamente proporcionar ao consumidor uma jornada de compra inesquecível, é interessante ter em mente as dicas acima.

Agora que você aprendeu mais sobre a fidelização de clientes em uma empresa, ficou mais claro que a imagem da marca tem tudo a ver com este assunto, certo? Não deixe de entender mais sobre isso e de conhecer o conceito de Brand Experience para melhorar ainda mais seus resultados! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *