Mini-guia com as principais estratégias de SEO e como começar

Mini-guia com as principais estratégias de SEO e como começar

A competição no mundo corporativo é acirrada. Não basta apenas estar “online”, é preciso investir tempo em estratégia, bem como reter os melhores profissionais para que uma empresa performe bem.

Uma das melhores formas de conseguir relevância é investir em estratégias de marketing de conteúdo orgânico e, para isso, você precisa de certos conhecimentos sobre as principais estratégias de SEO. Neste artigo, vamos apresentar um mini-guia para você conseguir isso. Continue a leitura!

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, conhecido também como Otimização para Mecanismos de Busca. Esse termo é utilizado para caracterizar um conjunto de técnicas que visam posicionar páginas de sites, blogs ou aplicativos entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, entre eles o Google, o Bing e o Yahoo.

Devido à alta concorrência online, encontrar melhores posições nos resultados de busca é uma vantagem competitiva muito grande. É muito difícil encontrar uma pessoa que passe da primeira página de resultados ao executar qualquer pesquisa.

Vale ressaltar também que, diferentemente das estratégias de SEM (Search Engine Marketing), baseadas em mídia paga, o SEO foca apenas em resultados orgânicos.

Quais são as principais estratégias de SEO? 

Existem diversos tipos de estratégias. A seguir, vamos conhecer algumas.

Qualidade do conteúdo

Os conteúdos precisam ser relevantes e responder as perguntas dos usuários. Invista em planejamento, pesquisa e se pergunte se os artigos e as informações são de fato úteis para sua persona.

Análise de concorrência

Saber como a concorrência disputa as principais palavras-chaves com sua empresa e como ela produz conteúdo é fundamental para aprimorar os processos e as estratégias. Sempre existe algo que pode melhorar.

Performance do site

Seu site não deve apresentar apenas bons conteúdos e um design impecável. Ele precisa também ser otimizado para performar bem, tendo como objetivo uma boa experiência do usuário. Em geral, uma demora no carregamento maior do que dois segundos já é suficiente para penalização.

Ferramentas de SEO

Existem diversas ferramentas baseadas em dados que podem ajudar a planejar o conteúdo do seu site. Entre elas, podemos citar o SEMrush, o Ubersuggest, o Answer the People, o Trends e o planejador de palavras-chave do Google.

Autoridade do domínio

Domain Authority, ou autoridade de domínio, é uma pontuação entre 1 e 100 de acordo com a relevância e a utilidade do site/blog. Pode levar um certo tempo para adquirir a autoridade necessária para conseguir melhores posições nos resultados. Por isso, as estratégias devem ser sempre pensadas a curto e longo prazo.

Por onde começar?

Qualquer estratégia de conteúdo orgânico começa com uma boa pesquisa interna e da concorrência. É preciso saber as forças e fraquezas da sua empresa em relação a produção de conteúdo e presença online. Por exemplo, há um blog e profissionais para produzir conteúdo para ele de forma eficiente? Como ele está hospedado? Qual o tempo de carregamento? Os textos contêm palavras-chave? São bem estruturados?

Às vezes, até responder essas perguntas é difícil, por isso, a possibilidade de contar com uma agência especializada, como a Atrevo, é tão importante. 

Neste artigo, você conheceu algumas estratégias de SEO para implementar no site e no blog da sua empresa e também descobriu como começar a colocar tudo isso em prática.

Tem mais alguma dúvida ou acha que precisa da ajuda de quem realmente entende do assunto? Entre em contato conosco! Temos a experiência e os profissionais necessários para alcançar os resultados que você quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.