Entenda o que é identidade da marca e como ela pode ser criada

Entenda o que é identidade da marca e como ela pode ser criada

Administrar uma marca exige bastante cautela em todos os processos. Afinal, um passo errado pode levar a empresa do céu ao inferno em apenas alguns minutos. Apesar de não termos controle sobre certas circunstâncias, há outras ações que permitem consolidar a empresa e evitar crises sérias. Uma delas é construir uma boa identidade da marca.

Isso porque quando um negócio tem uma identidade forte, ele cria sua boa reputação no mercado. E quando a confiança é estabelecida, ela não se quebra tão fácil. Mas você sabe o que fazer para atingir esse patamar? Continue a leitura e aprenda!

O que é a identidade da marca?

A identidade da marca pode ser definida por tudo aquilo que ela representa e pelas características identificadas pelos consumidores, como:

  • nome da empresa;
  • cores;
  • logotipo;
  • cartão de visita;
  • design;
  • valores;
  • linguagem usada nas redes sociais.

Por que ela é tão importante?

Desenvolver uma identidade de forma efetiva é importante para a marca em diversos sentidos, pois ela:

  • evoca associações;
  • diferencia sua empresa da concorrência;
  • fica na memória;
  • ajuda a ser reconhecida onde for;
  • gera consistência;
  • promove a segmentação;
  • colabora para a fidelização;
  • propicia sensações.

A junção dos seus atributos faz com que as pessoas olhem para a empresa e confiram um juízo de valor. Por exemplo, o “M” do McDonald’s, a maçã da Apple e o logo da Netflix causam sensações diferentes em você, certo?

Quais os passos para criá-la?

A criação e o gerenciamento de marca demandam algumas decisões importantes. Entenda melhor nos tópicos abaixo.

Encontre a voz da empresa

A voz é a personalidade da marca, e isso é definido de acordo com a persona, os objetivos do negócio e os serviços que a empresa oferece. A Netflix, por exemplo, segue um tom mais informal e despojado. Mas ele não funcionaria em qualquer tipo de negócio.

Defina valores

Valores são importantes, pois é por meio deles que o empreendimento se guiará para implementar as ações. Eles precisam ser repassados a todos os funcionários, a fim de que estejam alinhados com as propostas. Além disso, cada tipo de valor engaja um perfil diferente de clientela.

Desenvolva sua história

O storytelling é uma estratégia que ajuda a conectar pessoas que se identificam com uma história. Esta precisa ser bem contada, ou seja, transmitir os valores, a perspectiva e os desafios enfrentados ao longo da caminhada da empresa. Desse modo, as pessoas passam a admirar e a acompanhar a marca.

Faça o posicionamento da marca online

O posicionamento online é outro quesito fundamental na hora de criar essa identidade. É importante saber como conduzir postagens, responder comentários e lidar com críticas, por exemplo. É isso que define, também, o branding.

Tais questões são imprescindíveis, especialmente hoje, em que vivemos em um mundo digitalizado. As pessoas costumam perceber facilmente quando a empresa segue ou não uma postura ética e atenciosa.

Ainda que tenhamos abordado alguns pontos principais sobre como criar a identidade da marca, existem outros detalhes que podem ajudar a promover a empresa. Por isso, é essencial contar com uma agência qualificada, que dê orientação nos processos de construção ou reformulação do posicionamento e dos valores.

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