Entenda como tornar o marketing da sua empresa mais estratégico

Entenda como tornar o marketing da sua empresa mais estratégico

Você deve entender que é importante divulgar sua empresa e seu produto ou serviço no mercado. De fato, isso é essencial, mas não adianta criar anúncios em todos os canais existentes — é preciso ter um marketing estratégico.

Suas ações são responsáveis pelo planejamento, quando a companhia define suas personas, pelo cronograma de ações e pelos indicadores de desempenho. Essas etapas antecedem o marketing operacional, que coloca em prática as estratégias para produzir material para fomentar as vendas.

Nesse post, falamos mais sobre as diferenças entre esses conceitos, como uma empresa pode atuar de maneira estratégica e de que forma uma agência de marketing pode auxiliar. Acompanhe!

Marketing estratégico

Antes de lançar um produto, é necessário fazer pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor ideal, as oportunidades existentes e como está a concorrência. Para isso, muitas empresas aplicam a matriz que avalia forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). E esse primeiro passo é muito importante.

Afinal, é preciso entender as necessidades e os desejos do público-alvo. A partir disso, é possível investir em campanhas melhores e mais inovadoras, nos canais ideais e usar os recursos de forma otimizada. O marketing estratégico define e documenta objetivos, metas e indicadores para que a empresa possa se guiar.

Marketing operacional

Depois de planejar, entra em cena o marketing operacional para fazer a divulgação. Geralmente, essa etapa é iniciada no lançamento de um produto e compreende as fases entre a produção de materiais e a veiculação de campanhas, com base no cronograma previsto no planejamento. Além das criações, é necessário acompanhar os resultados para entender se a estratégia tem alcançado as metas esperadas.

Geralmente, o orçamento de marketing de pequenas e médias empresas é limitado e, por isso, o cuidado deve ser maior. Nesse caso, a mensuração de resultados costuma ser feita com maior periodicidade para que um erro ou uma oportunidade de otimização sejam notados mais rapidamente.

O marketing operacional busca ações mais diretas, mas também ajuda a empresa a entender o que deve ser melhorado em suas estratégias. Ao verificar os relatórios de indicadores de desempenho e das campanhas, fica mais fácil saber quando mudanças no planejamento são necessárias.

Equilíbrio entre as abordagens

É preciso haver um equilíbrio entre o marketing estratégico e o operacional. Investir em campanhas sem planejamento pode gastar muitos recursos e não trazer resultados. Estabelecer cronograma, objetivos e metas, mas não colocá-los em prática nem fazer testes ou acompanhar os resultados também não leva ao sucesso.

Assim, o ideal é que as empresas procurem ter ambas as abordagens. Acima de tudo, porém, é essencial que tenham uma boa estratégia. Para isso, a primeira coisa a fazer é definir os principais objetivos e metas inteligentes.

Suponha que o desejo da companhia é reduzir o valor investido em mídia, como anúncios no Google Ads. Pode-se definir esse objetivo no planejamento e estabelecer a meta de economizar 20% da verba mensal em um período de seis meses, por exemplo.

As ações, então, podem incluir melhor segmentação nos anúncios ou investimentos em marketing de conteúdo. É importante lembrar que, para ter um marketing estratégico, é necessário acompanhar os resultados com frequência. Isso permite que a empresa saiba se há oportunidades de melhoria.

Apoio na criação

Criar um planejamento estratégico não é fácil, principalmente se isso nunca foi feito na empresa. As agências de marketing podem ajudar a traçar objetivos estratégicos de acordo com os recursos da companhia. Em geral, esses profissionais têm formações variadas e expertise em diversos nichos.

E então, entendeu por que é preciso investir em marketing estratégico? Embora nem sempre tudo saia como previsto, quando há um guia, a otimização é feita com mais eficiência e o sucesso é obtido com mais facilidade.

Aproveite e curta nossa página no Facebook para aprender mais sobre estratégias de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *