Entenda a relevância de utilizar a técnica de SEO para sua plataforma

Entenda a relevância de utilizar a técnica de SEO para sua plataforma

O investimento em Marketing Digital visa conquistar as primeiras posições nos mecanismos de busca, o que é possível por meio de técnicas de SEO.  Afinal, o bom ranqueamento resulta em aumento de cliques gratuitos, com muito mais visitantes nos sites das empresas.

Entretanto, apenas estar na internet não é o bastante para assegurar que o site, seja um e-commerce ou blog, esteja na primeira posição do principal site de buscas. 

Isso é possível somente com investimento em estratégias específicas, que visam melhorar o posicionamento. O mundo empresarial e comercial estão vivendo uma transição para o meio digital, o que contribui para aumentar ainda mais a concorrência por destaque na internet.

Diante deste cenário, é fundamental que os empreendedores ou gestores de empresas de todos os setores ou tamanhos entendam a relevância do SEO para as ações de Marketing Digital.

As otimizações podem ser feitas nos sites e nas postagens e rendem ótimos resultados. Elas têm capacidade para melhorar a experiência dos usuários, além de aumentar o tráfego do site e contribuir para o fortalecimento da marca, por meio da autoridade.

O que é SEO?

A sigla SEO vem de Search Engine Optimization, expressão em inglês que pode ser traduzida para “otimização para mecanismos de busca”. 

Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas a sites, blogs e páginas na web para que elas tenham um bom ranqueamento no principal site de buscas. 

A relevância do SEO está no fato de que o ranqueamento resulta em tráfego orgânico e autoridade para as empresas, independente do segmento de atuação.

Atualmente o SEO é fundamental para os empreendimentos ganharem mais visibilidade no mundo digital, o que resulta em mais oportunidades de negócios e, consequentemente, mais faturamento.

Pesquisas apontam para a questão de que a maioria absoluta das pessoas que fazem pesquisas na internet clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página dos mecanismos de buscas.

Portanto, ao melhorar o posicionamento e alcançar os primeiros resultados nos buscadores, aumenta consideravelmente o tráfego orgânico do site, aquele que não depende de investimentos para a promoção, garantindo mais visibilidade para a empresa.

Contudo, antes de entender os principais conceitos envolvidos nas técnicas de SEO para aplicá-los nos sites das empresas, é fundamental a compreensão sobre os três tipos de busca, que vai auxiliar no planejamento da estratégia.

Psicologia da busca: 3 tipos de pesquisas

A psicologia da busca está totalmente baseada nos comportamentos dos usuários. Isso inclui as suas necessidades, principais formas de buscar por respostas, resultados esperados, entre outros aspectos.

Basicamente, pode-se dizer que as pessoas buscam suprir um desejo específico com as pesquisas, o que pode se manifestar de diversas formas. Nesse sentido, as empresas que investem em estratégias de Marketing Digital devem procurar responder a todas essas dúvidas e anseios com objetividade.

Ao se colocar no lugar do usuário, o profissional de marketing precisa tentar entender a intenção da busca. Ao conhecer a intenção, é possível produzir o conteúdo mais adequado para atrair o público. Dentre os três tipos de busca, destacam-se:

1. Pesquisa ou busca navegacional

Feita quando o usuário já sabe onde quer chegar com a pesquisa, mas não se lembra a URL completa, ou não quer digitá-la. Um exemplo pode ser visto quando uma pessoa procura por uma assistência técnica de ultrafreezer cujo nome ela já conhece. Nesse caso, ela dificilmente ela irá trocar de destino final, porque já sabe o que procura.

2. Pesquisa ou busca informacional

Trata-se de uma pesquisa que geralmente é feita para encontrar notícias, artigos, releases ou outros conteúdos que sejam explicativos, com o intuito de tirar uma dúvida. Nesse caso, ao procurar “piso de concreto preço”, por exemplo, o usuário tende a analisar os resultados orgânicos para encontrar o que mais se adequa à sua dúvida ou necessidade. Nesse momento, um bom ranqueamento é fundamental para que os conteúdos sejam encontrados pelos usuários.

3. Pesquisa ou busca transacional

A pesquisa transacional acontece quando o usuário deseja executar uma ação, e busca “comprar areia para construção”, por exemplo. Trata-se de um tipo de pesquisa bastante relevante, principalmente para os e-commerces.

Compreender as principais formas de pesquisa feitas pelos usuários pode ajudar na implementação de técnicas de SEO nos sites ou blogs. Até porque a psicologia da busca ajuda na compreensão das necessidades do público, além de facilitar a busca pelas palavras-chave mais adequadas para criar a produção de conteúdos.

Principais técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento

Existem mais de 200 fatores de rankeamento que influenciam diretamente no posicionamento de uma página nos mecanismos de buscas, e o uso de palavras-chave relacionadas ao conteúdo é essencial. Nesse sentido, a alta densidade é tão importante quanto a aplicação natural e informativa.

Contudo, para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital, é preciso otimizar os conteúdos levando em conta o máximo de fatores possível, tanto on page quanto off page.

On page

Os fatores on page são trabalhados dentro do próprio site ou página. Eles são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que o conteúdo está realmente relacionado aos termos buscados pelos usuários. Dentre os principais fatores on page destacam-se:

  • Qualidade do conteúdo, que deve ser satisfatória;
  • Tamanho do conteúdo, condizente com o tema para abordar corretamente;
  • Título interno do conteúdo, que deve despertar interesse;
  • SEO Title, título atraente para aparecer no mecanismo de busca;
  • URLs amigáveis, empregando as palavras-chave;
  • Heading tags, intertítulos hierarquizando a informação;
  • O uso adequado das palavras-chave no conteúdo;
  • Tempo de permanência na página;
  • Otimização de imagens para SEO, com palavras-chave;
  • Linkagem interna, enriquecendo a experiência do usuário;
  • Investimento em Design Responsivo, para boa experiência em dispositivos móveis;
  • Diminuição do tempo de carregamento de páginas;
  • Elaboração de Meta description atraente e adequado para atrair cliques;
  • Presença de botões de compartilhamento visíveis nas páginas.

Off page

Ao contrário dos primeiros, os fatores off page são externos ao site ou blog da empresa, e estão relacionados à autoridade do endereço e como as pessoas têm sido afetadas por ele. Quanto melhor for o conteúdo, a tendência é que mais pessoas se refiram a ele de alguma forma, gerando backlinks.

Para os mecanismos de busca, quanto mais sites externos fizerem referência às postagens sobre os serviços de uma empresa especializada em placas em PVC para parede, por exemplo, mais autoridade esse site terá em relação ao assunto, resultando em melhoras no ranqueamento.

As menções e compartilhamentos também funcionam como sinais sociais da relevância dos sites, e refletem no ranqueamento. Nesse sentido, os botões de compartilhamento são fundamentais para facilitar o engajamento com a marca.

Portanto, como fatores de ranqueamento off page, é válido citar:

  • Link building, destacando o site como referência em outras páginas;
  • Autoridade, conquistada por domínios mais antigos e ricos em conteúdos;
  • Localidade da busca e da empresa por trás do site;
  • Engajamento e menções nas redes sociais.

De uma maneira geral, pode-se dizer que quanto mais popular o site de venda de grama esmeralda fica, maior a taxa de cliques dos resultados orgânicos.

Como planejar e executar uma estratégia de SEO

Para otimizar os conteúdos de um site ou blog, o planejamento e a execução de uma estratégia de SEO podem ser resumidos nos seguintes passos:

Passo 1: Pesquisa de palavras-chave

Para encontrar os termos mais utilizados pelo público-alvo para as buscas, é fundamental conhecer bem as personas do negócio e utilizar ferramentas para encontrar as melhores oportunidades. Isso é feito por meio de uma série de técnicas dominadas pelos profissionais do Marketing Digital.

Para exemplificar, podemos usar uma Empresas de engenharia civil em SP, essas precisam encontrar combinações que façam sentido para o negócio e conteúdos. Desta forma, o empreendimento será encontrado mais facilmente nos mecanismos de buscas.

Passo 2: Análise dos resultados para a palavra-chave escolhida

Ao realizar a pesquisa com as palavras-chave escolhidas, o profissional pode conhecer os principais concorrentes pelas primeiras posições no ranqueamento. A análise visa ajudar no planejamento da produção de conteúdos.

Passo 3: Análise dos concorrentes

Depois de avaliar os primeiros resultados disponibilizados na busca, é hora de analisar o conteúdo dos concorrentes, com o objetivo de conhecer os pontos fortes e fracos das estratégias empregadas.

Passo 4: Análise on page

Então, para exemplificar, o site da empresa fornecedora de piso industrial de alta resistência, é preciso  realizar uma análise minuciosa e de resistência. Esse estudo é feito para encontrar possíveis falhas que possam prejudicar o ranqueamento, de acordo com os principais fatores on page.

Passo 5: Análise de links

Após a análise do conteúdo do site, é preciso focar na linkagem nas postagens, que deve ter qualidade e quantidade suficiente. Um estudo dos links utilizados pelos concorrentes também pode ajudar nessa etapa.

Passo 6: Monitoramento e acompanhamento

Uma parte essencial da otimização de conteúdos em SEO é o monitoramento das postagens. O ideal é o acompanhamento das postagens sobre armário sob medida para cozinha, por exemplo, feitas por empresas de móveis planejados. 

Isso deve ser feito por meio de métricas, apontando erros e acertos das estratégias.

Para o sucesso das ações, entretanto, a principal recomendação é o investimento na contratação de profissionais qualificados e experientes para as estratégias de Marketing Digital.

 Com conhecimentos técnicos e bagagem de atuação no mercado, eles podem auxiliar as empresas de todos os segmentos e tamanhos a alcançarem bons resultados online, refletindo em crescimento para os empreendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *