Entenda a importância de ter um site responsivo

Entenda a importância de ter um site responsivo

Você já escutou alguém falar ou leu algum artigo sobre a tendência mobile-friendly e sua influência nas páginas da internet? Você compreende o que significa isso e por que web designers e profissionais de marketing digital se preocupam tanto com esse assunto?

Neste artigo discutimos sobre a importância de um site responsivo, abordando o comportamento de compra do consumidor e as mudanças na forma como ele consome informação. Acompanhe!

Alguns dados interessantes

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, 58% dos brasileiros acessam a internet, sendo que, 89% destes o fazem por meio de seus smartphones e 19% utilizam tablets. O uso de cada dispositivo também varia conforme o horário do dia.

Outros estudos identificaram que, apesar de os computadores de mesa e laptops ainda serem mais utilizados para o acesso à rede em horários de trabalho, os celulares ainda ganham em quantidade de horas de acesso mensal.

E para quem trabalha com e-commerce é bom estar ciente de que muitas pessoas costumam realizar compras pelo smartphone, apesar de esse ainda não ser o dispositivo principal. Em 2017, de acordo com uma pesquisa realizada a nível global, 19% dos respondentes afirmaram realizar uma compra, pelo celular, mensalmente.

A importância de ter um site responsivo

Mesmo com o uso de várias redes sociais, como o Instagram e o Facebook, ainda é importante ter um site, pois uma página em domínio próprio não só dá mais credibilidade à marca, trabalha a sua gestão (branding), fornece mais informações sobre o que a empresa faz e os serviços ou produtos que vende, como também garante a sua presença na rede.

Perfis nas redes sociais são importantes, mas estão sujeitos às mudanças em seus algoritmos, regras contra spam e até mesmo a sua possível exclusão, como aconteceu com o Orkut. Ter um site próprio garante domínio sobre o quê, quando e como é publicado e facilita ao negócio ser encontrado pelos consumidores nos buscadores.

Aliás, há algum tempo o Google anunciou que daria preferência aos sites responsivos para pesquisas realizadas a partir de um celular ou tablet. Além disso, páginas otimizadas também ganham a preferência do consumidor.

Quando o conteúdo não se adapta à tela, a navegabilidade é prejudicada e o usuário tende a sair do site, o que também prejudica o SEO. Elementos fora do lugar, letras muito pequenas, formulários incompletos são exemplos das complicações que tornam a experiência do usuário ruim. E isso traz uma grande probabilidade de perda definitiva de um lead, futuro cliente.

A mudança de comportamento

O consumidor tem se informado de maneiras cada vez mais inovadoras. Hoje, ele busca por assuntos de seu interesse e permanece em contato com empresas e influenciadores digitais, em grande parte do tempo, por meio de seus smartphones.

O crescimento dessa tendência digital e os avanços dos celulares afetam também o seu comportamento de compra, já que ele busca informação sobre os produtos ou serviços a todo momento, inclusive quando está dentro de uma loja física, comparando preços, condições de pagamento e entrega.

Por isso, ter um site responsivo é essencial para qualquer empresa, especialmente para aquelas que utilizam ou desejam utilizar a internet para valorizar a sua marca e ganhar mais clientes. Páginas otimizadas ganham a preferência e confiança do consumidor e ainda economiza investimentos em mídias pagas, já que ranqueiam melhor nos buscadores, atraindo tráfego orgânico, ou seja, gratuito.

O seu site já é otimizado para todos os dispositivos mobile? Quais mudanças foram percebidas no engajamento com os usuários? Compartilhe as suas dúvidas e experiências utilizando a seção de comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *