Design thinking no marketing digital: como unir os dois conceitos?

Design thinking no marketing digital: como unir os dois conceitos?

Promover soluções criativas, compatíveis com as necessidades dos clientes, é fundamental para oferecer uma boa experiência e ter sucesso com os produtos da empresa. O termo design thinking está relacionado à busca por organizar as ideias e, a partir disso, garantir que as decisões sejam viáveis e benéficas ao negócio.

A empatia pelo consumidor é um dos princípios desse conceito, por isso, é necessária a colaboração de toda a equipe para sugerir mudanças e melhorias. Para que isso seja feito de forma eficiente, a empresa precisa oferecer suporte e condições aos funcionários, com o objetivo de diferenciar-se no mercado em que atua.

Se você quer saber como usar o design thinking no marketing digital, continue a leitura do post!

Foque na experiência do consumidor com a marca

A experiência do público com a marca é o ponto inicial para desenvolver soluções cada vez mais eficazes e criativas. No marketing digital também é necessário entender como impactar o usuário de maneira positiva em campanhas e ações de sua empresa.

Os testes A/B podem ser utilizados como uma ferramenta no desenvolvimento de estratégias, já que, por meio deles, você consegue discernir qual método oferece uma melhor experiência ao cliente.

Seja empático para criar ações que agregam valor aos usuários e promovam o bem-estar deles. Entenda qual é a perspectiva da persona, como o público vê a sua marca e o que pode ser melhorado, a fim de alcançar resultados mais satisfatórios.

Seja objetivo

Uma ideia precisa ter um objetivo definido para se tornar eficiente. Afinal, o que o público deseja é a solução de seu problema. Por isso, ao implementar um novo produto ou qualquer outra iniciativa no mercado, busque manter a clareza e a objetividade.

O design thinking busca entender qual é a dificuldade do cliente e, com base nisso, reunir ideias que solucionem ou amenizem o problema. Dessa maneira, é relevante que o time esteja empenhado em colocar ações efetivas em prática.

Utilize o pensamento integrativo

O pensamento integrativo é associado a uma equipe multidisciplinar. Isto é, um grupo de pessoas com saberes e vivências diferenciados que pode contribuir de forma exponencial para que todas as etapas da estratégia de marketing digital estejam alinhadas à realidade do usuário.

Afinal, reunir a expertise de cada membro da equipe aumenta o potencial da empresa em desenvolver ações unificadas e eficientes, o que torna os resultados mais expressivos.

O uso de design thinking no marketing digital é cada vez mais comum e tem gerado um retorno positivo para as marcas que aplicam o conceito ao desenvolver campanhas. Contudo, a estratégia é eficaz quando a equipe pensa na experiência do usuário e implementa elementos adequados ao perfil do público. Além disso, considerar o objetivo da estratégia e contar com uma equipe multidisciplinar contribui na hora de tomar decisões.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância desse conceito para o marketing digital. Se gostou da leitura, assine a nossa newsletter para receber conteúdos direto em sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *