Qual a relação entre design e branding? Descubra aqui!

Qual a relação entre design e branding? Descubra aqui!

Você já bateu o olho em uma propaganda ou em outro tipo de conteúdo e conseguiu identificar na hora de qual marca se tratava? Isso é o resultado de uma boa construção de marca por meio de uma identidade visual forte e consistente e de uma boa estratégia de comunicação. E é aí que entram dois conceitos importantes para essa construção e para essa percepção: design e branding.

Quer entender mais sobre esses conceitos e acerca de como eles são importantes na transmissão de mensagens corretas para o seu público-alvo? Então, continue a leitura abaixo!

O que é design?

Podemos definir o design como uma concepção visual, seja de um produto, seja de uma marca. Quando falamos de design para uma marca especificamente, estamos englobando tanto a criação de logo quanto o site, os layouts, as imagens de divulgação, os posts em redes sociais, as diagramações, entre outros.

O que é branding?

Agora que você entendeu melhor o conceito de design, deve estar se perguntando o que é branding. Como diz o nome, branding se refere à marca de uma maneira abrangente e engloba tanto a sua criação quanto o seu conceito e a percepção que outras pessoas acabam tendo sobre ela.

Ter uma boa estratégia de branding é fundamental para garantir que a visão, a missão e os valores de uma empresa sejam passados para o público de maneira consistente e eficaz.

Como design e branding se relacionam?

A construção de uma estratégia de branding envolve muitas etapas e é mais complexa do que pode parecer. É preciso pensar no logo, no conceito, na linguagem e na atuação da marca no mercado: no que ela acredita? Quais são os seus valores inegociáveis? Como ela se comunica? Qual é o seu objetivo e quais os principais produtos ou serviços? Como ela ajuda os seus consumidores no dia a dia?

Diante disso, é preciso criar uma expressão e uma identidade visual para todas essas etapas. É aí que entra o design. Ele vai trazer formas e composições de elementos para expressar todos os conceitos criados no começo da sua estratégia de branding. Ou seja, essa construção precisa ser integrada. Um profissional de branding não consegue fazer esse trabalho inteiro sem um profissional de design e vice-versa.

Como integrá-los?

Como podemos perceber, design e branding se complementam e precisam caminhar sempre juntos em prol da comunicação da marca. Só assim, é possível garantir que toda a comunicação construída será entregue de maneira efetiva para o público, sem ruídos, independentemente de onde esteja e de qual seja o seu formato.

Portanto, por meio de valores e posicionamentos consistentes, é possível desenvolver uma comunicação e uma identidade visual alinhadas com o branding da empresa. Você sente dificuldade em realizar essa integração entre design e branding na sua marca? Que tal contar com a ajuda de profissionais no assunto?

A Atrevo atua no mercado desde 2009, ajudando empresas a posicionarem os seus negócios de maneira efetiva por meio de uma identidade visual forte e consistente para auxiliar na construção de uma estratégia de branding que converse com o seu público. Entre em contato conosco para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *