Descubra porque é essencial fazer um planejamento de Branding

Descubra porque é essencial fazer um planejamento de Branding

Os consumidores do mercado atual têm uma forte necessidade de experiências. Isso inclui uma boa relação com as marcas das quais eles gostam de comprar. Para a marca manter o bom relacionamento com seus públicos, o planejamento de branding é fundamental.

O branding é a gestão da marca. Ou seja, é composto de todas as ações de comunicação, marketing e divulgação institucionais. A atividade tem como objetivo criar uma imagem consolidada da marca no mercado, para conquistar a confiança dos consumidores e fidelizá-los.

Para saber por que você deve investir no planejamento de branding da sua empresa e como fazer isso, a resposta está nas linhas a seguir. Basta continuar a leitura!

Por que fazer o planejamento de branding?

Um bom planejamento de branding pode ser a diferença entre uma empresa de commodities e uma marca com valor agregado. Veja, a seguir, os principais motivos para você investir em um bom branding para a sua empresa.

Construção da personalidade da marca

Uma das estratégias de sucesso do branding é a humanização da marca. Ou seja, é preciso atribuir características pessoais e criar uma identidade de marca. Tais características vão pautar as interações com os públicos, principalmente com os consumidores.

A personalidade da marca torna possível estabelecer relações mais fortes com os públicos. Isso aumenta a fidelização e melhora o desempenho de mercado.

Sucesso no mercado

O conceito de top of mind está muito relacionado a um bom planejamento de branding. A prática faz com que a marca construa uma imagem coerente e torne-se referência em seu segmento de atuação.

Além de aumentar as vendas, esse sucesso faz a marca ser considerada um parâmetro para os produtos ou serviços do setor.

Impactos positivos nos consumidores

No mercado atual, os consumidores dão mais valor à experiência do que ao produto em si. Essa percepção é confirmada por estudiosos do marketing e também por referências do mercado, como Sarah Quinlan, vice-presidente da unidade de insights de marketing da Mastercard.

O branding contribui para uma experiência mais positiva com a marca, que pode acontecer tanto durante a compra quanto em outras interações — no pós-venda ou em eventos promovidos, por exemplo.

Vantagem competitiva ao negócio

O fato de tornar-se referência e ocupar o principal lugar no pensamento dos consumidores dá à marca uma vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes.

A marca forte sempre será considerada a melhor do ramo, e as demais estarão submetidas ao seu padrão.

Como fazê-lo de maneira eficaz?

Existem algumas metodologias que podem ser aplicadas para fazer um bom planejamento de branding. A seguir, exploramos as principais delas.

Missão, visão e valores

Essa é uma das metodologias mais antigas da gestão estratégica. O branding da marca baseia-se na missão (o propósito da marca), na visão (seus objetivos de longo prazo) e nos valores (que norteiam todas as operações da marca).

Golden Circle

Criado pelo escritor inglês Simon Sinek, o Golden Circle baseia-se no discurso dos principais líderes do mercado. O autor analisou o discurso de personalidades, como Elon Musk e Steve Jobs, e entendeu como eles conseguem engajar as pessoas em suas ideias.

A metodologia estabelece três dimensões sobre as quais o planejamento de branding deve ser baseado:

  • por que: é o propósito da marca, a razão para ela existir;
  • como: de que forma a marca transforma em realidade o seu propósito;
  • o que: quais são os serviços ou produtos que permitem à marca realizar o seu propósito.

DNA de marca

Assim como nos seres vivos, o DNA da marca é composto dos elementos que constituem a sua base. Mesmo que os produtos mudem, que o público mude ou que a forma de se comunicar não seja a mesma, o DNA da marca é o que permanece preservado.

Traçar o DNA é o primeiro passo para uma boa gestão de marca. Ele será o seu norte e pautará todas as decisões daí para frente.

O planejamento de branding é uma ferramenta importante para toda empresa que deseja se diferenciar no mercado e ser reconhecida como uma referência. Portanto, vale a pena investir tempo e energia para fazê-lo bem.

Gostou das dicas? Teve dúvidas? Compartilhe-as nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *