Você sabe por que o data driven marketing é fundamental na empresa?

Você sabe por que o data driven marketing é fundamental na empresa?

Fica cada vez mais claro que o futuro de grande parte das empresas modernas será baseado em dados. Todas as nossas ações digitais geram dados, e eles são fundamentais para o sucesso dos negócios. No entanto, muitos gestores ainda se sentem inseguros ao utilizar dados e informações complexas em seus processos decisórios.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de data driven marketing, sua importância nas tomadas de decisão e como começar a empregá-lo em sua empresa.

O que é data driven marketing?

Data driven marketing consiste em uma cultura empresarial baseada no uso de dados para tomada de decisão e planejamento estratégico. Traduzindo de forma literal: marketing baseado em dados.

Tudo o que fazemos no ambiente digital gera dados diversos: nossas compras, nossas curtidas em redes sociais, nossas pesquisas em mecanismos de busca etc. As ferramentas de data driven coletam e armazenam esses dados para auxiliar na previsão de tendências e problemas, assim como para aproveitar oportunidades de conversões de vendas. O recurso também é importante para mensurar os resultados das ações realizadas.

Por que é tão importante?

Você tem medo de tomar decisões importantes na gestão estratégica da sua empresa? Tudo bem, é uma atitude normal, e louvável. É preferível ter cautela a ser inconsequente. No entanto, devido à transformação digital e às mudanças constantes no comportamento do consumidor, essas decisões precisam ser tomadas em uma velocidade crescente.

Com o data driven marketing, é possível ter mais segurança e rapidez na tomada de decisão por meio do emprego de informações como indicadores de desempenho e informações preditivas baseado em modelos estatísticos e matemáticos. Ou seja, sem informações empíricas, achismo e subjetivismos no planejamento estratégico e na execução de ações.

Há quem diga que o data driven marketing é muito mais do que metodologia e emprego de certas ferramentas, é uma cultura cujos princípios são: liderança, comportamento, tecnologia e processos.

Como empregar o data driven marketing na sua estratégia?

Antes de começar a realizar o processamento de dados, é preciso definir seus objetivos de marketing — aumentar as vendas em determinado estado, por exemplo. Ao começar pelo objetivo, fica bem mais fácil ver com quais métricas você deve realmente se importar.

Algumas ferramentas de data driven marketing disponíveis são: CRM, Google Analytics, ferramentas de automação, e-mail e rastreamento de leads, Google Console, Facebook Ads, entre outras. Por meio delas, é possível empregar dados de forma inteligente na criação de campanhas, assim como obter informações relevantes sobre o comportamento e a jornada de compra do seu público-alvo.

Tomar decisões baseadas em dados é cada vez mais fundamental para o sucesso dos negócios. Adotar a cultura do data driven marketing requer tempo, dedicação e profissionais capacitados, mas nem toda empresa tem a infraestrutura adequada para isso. Então, vale a pena contratar uma agência especializada para uma boa implementação.

Agora que você sabe o que é data driven marketing, sua importância e como empregar essa cultura no dia a dia da sua empresa, que tal contar com a ajuda da Atrevo em suas campanhas? Entre em contato com a nossa equipe para entender como o nosso trabalho funciona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.