Copywriting: veja 4 benefícios desse processo de produção de textos

Copywriting: veja 4 benefícios desse processo de produção de textos

Você sabia que existem técnicas específicas para convencer seu público por meio da escrita? A estratégia denominada copywriting já é usada há muito tempo por jornalistas e também está presente no Marketing Digital.

Quer saber mais sobre ela e quais são os benefícios de utilizá-la no processo de produção dos seus conteúdos? Então, continue acompanhando!

O que é copywriting?

Essa estratégia pode ser definida como uma produção de textos persuasivos, ou seja, textos construídos com o objetivo de fazer com que o leitor realize uma ação específica.

O profissional de copywriting já existe há muito tempo entre os jornalistas, mas hoje tem atribuições um pouco diferentes do que costumava apresentar em outra época.

Atualmente, ele usa de suas técnicas para engajar e estimular os leitores a tomarem atitudes a partir disso, como realizar uma compra ou assinar uma newsletter.

Quais são os benefícios das técnicas de copywriting?

Já explicamos o que é copywriting e o que faz um profissional que trabalha nesse ramo. Mas você sabe por que vale a pena investir no uso da técnica no seu negócio? Confira.

Aprimorar a comunicação

Uma boa estratégia de copywriting vai ajudar a entregar suas mensagens de maneira mais eficiente, além de colaborar para agregar valor ao seu negócio.

Atrair novos clientes

Com mais pessoas vendo valor no seu negócio, por meio de uma comunicação eficaz, é possível atrair mais clientes e fazer com que fiquem interessados no que você tem a oferecer.

Obter vantagem competitiva

As técnicas de copywriting vão ajudar a colocar sua solução em evidência. Com esse destaque, ficará mais claro para os leitores o que te diferencia dos seus concorrentes.

Educar sua persona

O copywriting capacita sua persona e a educa sobre seu produto ou serviço. Dessa forma, ficará claro para ela o que você está vendendo, e ela estará mais preparada quando chegar o momento da compra.

Criar conexão

Com as estratégias de copywriting certas, é possível envolver sua persona e fazer com que sinta que o conteúdo foi pensado exclusivamente para ela. Isso ajuda a criar e estabelecer uma conexão com seu potencial cliente, colaborando para que ele veja que seu produto ou serviço é o ideal.

Como fazer uma boa estratégia de copywriting?

Antes de colocar uma estratégia de copywriting para rodar, é preciso muito planejamento.

Faça pesquisas

Escrever copys eficientes demanda conhecimento de sua persona. Entenda quem é o seu consumidor, quais dúvidas ele pode ter e quais dores o seu produto ou serviço consegue resolver.

Para descobrir tudo isso, é possível fazer um questionário e oferecer, em troca, uma premiação ou sorteio para quem respondê-lo! Isso te dará insumos para a construção de um cliente ideal mais sólido.

Utilize provas sociais

As provas sociais são nada mais que seu próprio cliente falando do seu produto. Esses depoimentos são ótimos para contornar objeções porque mostram casos reais de pessoas que compraram da sua empresa e foram impactadas por ela.

Chame para a ação

A chamada para a ação é, com certeza, a cereja do bolo nas estratégias de copywriting.

O famoso “call to action” é o comando necessário para que o leitor seja encaminhado a uma próxima etapa ao ler seu copy. Você pode usar palavras específicas e que levem à ação, como “faça”, “agora”, ou criar um senso de urgência e escassez, com ofertas limitadas.

Analise seus resultados

E claro, para saber se suas estratégias de copywriting estão funcionando ou precisam se ajustes, você precisa acompanhar e analisar seus resultados!

Teste os títulos utilizados, as descrições dos produtos e as provas sociais exibidas. Algumas ferramentas, como o Google Analytics e o Mailchimp, além de terem funcionalidades para aplicação de testes A/B, são excelentes para o acompanhamento de métricas. Com elas, ficará mais fácil entender qual copy está com melhores resultados e quais precisam ser otimizados.

E por falar em otimização, que tal entender sobre outro assunto que exige um trabalho minucioso? Confira agora como otimizar seus conteúdos para alcançar a posição zero do Google!

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