Construção de marca: 5 pontos que você deve considerar no processo

Construção de marca: 5 pontos que você deve considerar no processo

A principal diferença entre dois produtos de um mesmo segmento está, principalmente, nas marcas que os fabricam. A marca é um elemento simbólico que carrega consigo diversos valores. Por isso, a construção de marca é um processo que deve ser feito de forma consciente e rigorosa.

É muito comum as pessoas confundirem a marca com o logo, o símbolo gráfico ou até o site de uma empresa. Esses são elementos que compõem uma marca, mas ela é muito maior do que eles.

Em resumo, a marca é todo o universo que remete à sua empresa. Trata-se de todo o conjunto de coisas — ideias, valores, imagens, sensações etc. — relacionados ao seu negócio.

Neste artigo, vamos explorar os principais pontos que você deve considerar quando for construir a sua marca. Fique atento e leia até o fim!

O que considerar na construção de marca?

Muitas empresas ainda têm a ideia de que somente os 4Ps do marketing — produto, preço, praça e promoção — são suficientes para alavancar uma empresa e colocá-la entre as melhores do mercado.

Antigamente, era suficiente fazer uma boa publicidade para atingir o seu público. Hoje, é necessário construir uma identidade de marca forte e criar verdadeiros relacionamentos com consumidores e outros stakeholders.

Alguns elementos fazem parte de uma marca forte e, a seguir, você conhecerá cada um deles.

1. Visual

A parte visual da sua marca inclui a criação do logo e do sinal gráfico, mas vai além disso. A linguagem visual deve ser aplicada a todos os materiais gráficos que a sua marca produzir e circular.

Um bom design gráfico garantirá que as pessoas comecem a associar um determinado tipo de estética aos seus produtos e à sua empresa.

2. Conteúdo

Os conteúdos que a empresa publica e veicula em seus canais — como o site, as redes sociais, as newsletters e outros — também fazem parte da marca. Esses conteúdos dão o tom à comunicação e estabelecem o universo de interesses da empresa.

3. Perfil do consumidor

Para saber o que comunicar e como comunicar, é essencial saber com quem você está falando. Identificar o perfil do consumidor é o primeiro passo para começar a construir esse relacionamento com o seu público.

4. Canais de venda

Os canais de venda também são pontos e contatos com o seu consumidor. Portanto, eles também fazem parte dos aspectos que devem ser considerados ao pensar na construção da marca.

Planeje bem os ambientes — reais ou virtuais — dos seus canais de vendas para proporcionar uma experiência de compra positiva e coerente com o restante dos elementos da marca.

5. Relacionamentos

Existem diferentes tipos de relacionamentos que a marca pode estabelecer com os seus consumidores. A relação entre essas partes pode ser de parceria, de desejo, de necessidade e de vários outros tipos.

Para construir uma marca coerente, você precisa definir qual será o tipo de relação que quer desenvolver com os consumidores. Essa decisão pautará outras, como o tom de voz da marca, o mix de produtos e até a política de preços e pagamentos.

Uma boa agência de design tem as competências necessárias para conduzir uma empresa no caminho da construção de marca. Por meio do briefing, a agência consegue perceber qual é o DNA da marca e traçar de que forma ela deve se posicionar no mercado. A Atrevo tem mais de uma década de experiência nesse campo e pode fazer a sua marca chegar ao topo.

Quer levar o seu negócio para outro nível? Entre em contato conosco! Vamos adorar conhecer melhor a sua demanda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *