Como otimizar o meu orçamento de marketing?

Como otimizar o meu orçamento de marketing?

Existem diversas formas de divulgar uma empresa. Essa variedade de possibilidades é excelente para estimular a criatividade de gestores e suas equipes. No entanto, especialmente em momentos de crise financeira, a verba é curta e nem sempre é possível investir em todas as opções desejadas.

Nesse contexto, otimizar o orçamento de marketing é essencial para obter melhores resultados. Por isso, neste post, explicamos de quais formas você pode ter melhores retornos sobre o investimento com um planejamento e algumas ações simples. Acompanhe!

A economia de gastos e o orçamento de marketing

Em épocas de crise, não é incomum que as empresas pensem em reduzir ou até mesmo cortar inteiramente sua verba de marketing. O setor, porém, não é dispensável e, portanto, essa iniciativa pode representar um grande erro.

Se a organização não criar campanhas para divulgar seus produtos, seus benefícios e suas ofertas, as chances de vender diminuem. E isso pode causar danos às finanças da companhia. Isso, entretanto, depende muito da marca e de seu posicionamento no mercado.

Ou seja, se a companhia que não tem praticamente nenhum concorrente ou se sua receita é recorrente (com serviços por assinatura, por exemplo), a redução nas vendas provavelmente será menor. Se atua no varejo, no entanto, é necessário levar o assunto mais a sério.

É verdade que as finanças podem estar em situação crítica e, por isso, ser mais difícil achar uma solução que não envolva corte de gastos. Nesses casos, além de avaliar investimentos passados que não deram o retorno esperado, um novo plano de marketing, com estratégias mais bem definidas, pode ajudar.

A relação entre o planejamento e o orçamento de marketing

Se a companhia realmente precisa economizar em marketing, uma boa maneira de fazer isso é avaliar campanhas antigas. O objetivo dessa iniciativa é encontrar os custos que não contribuem satisfatoriamente para o retorno sobre o investimento.

Em seguida, é preciso construir um plano estratégico para utilizar o orçamento de marketing da melhor maneira possível. O primeiro passo para isso é definir os objetivos da empresa para um determinado período, como aumentar o número de clientes ou diminuir seus custos de aquisição.

Depois, é essencial atribuir metas e indicadores para medir o sucesso das estratégias. Com base nisso, devem ser feitos o controle e eventuais ajustes, conforme necessário. O próximo passo é definir quais ações serão feitas para atingir as metas estabelecidas — com orçamento baixo, é preciso priorizar o que já foi validado.

Se a empresa já veiculou anúncios no Facebook Ads, por exemplo, e obteve bons resultados, pode ser o momento de reativar essas campanhas. Se, por algum motivo, o desempenho não for o mesmo, é possível experimentar criar testes A/B ou otimizar as segmentações.

Se, por outro lado, a marca não tem cases de marketing de sucesso, vale se concentrar em estratégias e ações que têm mais chances de aumentar as vendas e os lucros. Os anúncios digitais, nesse sentido, são muito importantes para gerar receita com rapidez: por isso, é preciso investir de acordo com o sucesso das ações.

Uma abordagem interessante que costuma trazer bons resultados financeiros é a estratégia de inbound marketing. Os investimentos são feitos em diversas ações, como produção de conteúdo, otimização de sites e redes sociais.

Depois, as segmentações de público-alvo ajudam a melhorar os processos e há boas chances de economizar. Lembre-se, porém, de levar em consideração que se trata de uma iniciativa para longo prazo. No entanto, nada impede que seja iniciada já no planejamento.

O alinhamento entre os departamentos de marketing e vendas também ajuda a otimizar o orçamento. Quando as equipes compartilham informações, o trabalho é facilitado e as chances de conversão e vendas aumentam.

O papel de uma agência de marketing

Muitos imaginam que contratar uma agência com orçamento de marketing limitado é inviável, mas isso não é, necessariamente, verdade. Se a empresa faz tudo por conta própria, podem haver preocupações que não existem no trabalho planejado e gerenciado por uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes.

Quer aprender mais sobre marketing digital? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *