Como escolher as melhores estratégias de marketing para a minha empresa?

Como escolher as melhores estratégias de marketing para a minha empresa?

Uma questão que desafia muitos gestores é saber quais as melhores estratégias de marketing para seu negócio. Essa é uma decisão que envolve muitas variáveis, como a área de atuação, o público-alvo, os objetivos, entre muitas outras. Para ter a resposta, é preciso conhecer bastante a empresa e saber relacionar-se com as técnicas mais modernas do marketing.

Após uma análise profunda sobre as condições atuais da companhia, é necessário se perguntar: quais são as ações que melhor se encaixam nesse contexto? Assim, pode-se entender qual o melhor caminho para o planejamento correto e fazer uma escolha consciente das estratégias. Veja, agora, algumas das táticas essenciais que podem servir para o seu negócio. Confira!

Construa uma presença nas redes sociais

Ao conhecer melhor seu público, é possível saber onde ele está e, certamente, será em uma ou mais redes sociais. Esses espaços têm uma grande audiência e os usuários passam muitas horas em diversas atividades das plataformas. Assim, as marcas podem se relacionar mais pessoalmente com os consumidores, além de monitorar críticas e sugestões.

Para fazer um bom trabalho, é necessário publicar, pelo menos, um post por dia, falar a linguagem do público e, sempre que puder, utilizar o bom humor. Para gerar engajamento, aposte no conteúdo visual, seja em imagens, seja em vídeos, e faça perguntas e enquetes. Além disso, conheça os melhores horários de postagem para atingir o público na hora certa.

Utilize o marketing de conteúdo

Ele é capaz de atrair e fidelizar os clientes, por meio da publicação de materiais com assuntos relevantes para a persona. Isso também gera credibilidade e autoridade sobre a sua área de atuação, já que, com um bom conteúdo, sua empresa se torna uma referência e mostra que entende do assunto abordado.

É preciso fazer conteúdos para cada etapa da jornada de vendas. Na fase de atração, é mais interessante utilizar blogposts, infográficos e publicações nas redes sociais, por exemplo. Já no meio e fundo do funil, podem ser criados materiais mais aprofundados, como e-books, whitepapers e webinars. Isso guiará os consumidores para uma decisão de compra consciente.

Trabalhe as técnicas de SEO

O Search Engine Optimization é essencial para trazer mais fluxo de acesso para os conteúdos, para que o site seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca. Ele envolve uma série de ações que visam a preencher os requisitos desses buscadores, como ter palavras-chave relacionadas com o negócio e organizar as informações dentro da página.

Para facilitar essa tarefa, o SEO se divide em on-page e off-page, ou seja, ações que são feitas na estrutura do site e aquelas que são realizadas fora dela. No site, é preciso facilitar a leitura das páginas pelos motores de busca, como nomear corretamente as tags de título e os endereços, ou URLs. Já o off-page é feito com um trabalho de backlinks e guestposts, por exemplo, que visam a ganhar referências em sites com uma maior autoridade na web.

Compre links patrocinados

Essa é uma estratégia que deve ser aliada com o marketing de conteúdo para acelerar a divulgação da marca. Eles funcionam como uma espécie de leilão de palavras-chave, que, dependendo da quantia investida e de alguns outros fatores, colocam os sites em certas posições nos resultados de busca por determinados termos.

Um dos mais conhecidos serviços é o Google AdWords, que trabalha com essa gigante de buscas para aumentar a exposição das páginas. Para evitar gastar muito dinheiro com essa tática, é necessário segmentar bem o seu público, a fim de atingir apenas as pessoas certas. Além disso, deve-se investir em palavras-chave compostas por vários termos, para especificar a sua área de atuação e evitar disputar palavras muito genéricas e mais caras.

Decidir quais são as melhores estratégias de marketing é um trabalho que pode ser desafiador. Contudo, ao ter o conhecimento adequado sobre o negócio, o público, o mercado e as técnicas de marketing, é possível definir corretamente quais são as ações que mais se encaixam nos seus objetivos. Por isso, informe-se mais sobre todas as estratégias e bons estudos!

Se você tem alguma dúvida ou sugestão de mais táticas de marketing, deixe um comentário, pois nós queremos saber a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *