Como aumentar o engajamento no Instagram? Veja 7 formas

Como aumentar o engajamento no Instagram? Veja 7 formas

Você sabe como aumentar engajamento no Instagram? Fazer isso nas redes sociais significa basicamente se relacionar bem com sua base de seguidores, ou seja, é a interação da sua marca com as pessoas que acompanham a história e as atividades da sua empresa.

Ao se relacionar de forma saudável e eficaz no ambiente digital, seu negócio consegue confiança, fidelidade e conhecimento de marca, fatores importantes para o sucesso de qualquer empreendimento. A seguir, vamos apresentar algumas dicas para aumentar o engajamento em uma das principais redes sociais da atualidade, o Instagram. Então, continue a leitura e confira!

Como aumentar engajamento no Instagram?

O Instagram é uma das principais redes sociais do momento, não por acaso boa parte das estratégias digitais atuais se concentram ou utilizam a rede social como canal de divulgação de seus produtos e serviços, seja de maneira paga ou não. Abaixo, confira algumas dicas para aumentar o engajamento de forma orgânica!

1. Poste conteúdo de qualidade

Boa parte do que é consumido na rede social é baseada em informação visual, isso inclui não só imagens, mas também vídeos, stories e reels. Portanto, produzir conteúdo de qualidade é o primeiro passo para o sucesso.

2. Interaja com os seguidores

De nada adianta produzir conteúdo de qualidade se seu perfil não interagir com os seguidores por lá. Busque sempre a interação e, depois que a conseguir, não a desperdice.

3. Capriche nas legendas

Busque incluir as palavras-chaves principais do seu conteúdo entre 130 caracteres iniciais de forma atrativa de acordo com seu público-alvo e utilize hashtags. Empregar técnicas como storytelling também pode trazer ótimos resultados.

4. Mantenha uma frequência de postagens

É preciso ter constância nas postagens, afinal, se você não aparecer com frequência no feed dos seus seguidores, eles podem facilmente esquecer da sua marca.

5. Utilize chamadas para ação

Também denominadas CTA, ou Call to Action, as chamadas para ação funcionam como iscas de atração para seu conteúdo. Seu intuito é fazer o leitor dar o próximo passo, como baixar um e-book, curtir, se inscrever no link da Bio etc.

6. Use os stories

Os stories ajudam seu perfil a criar uma história dentro da sua estratégia ao compartilhar pequenos momentos do dia a dia da sua marca com os seguidores. Nesse sentido, podemos dizer que ele serve para humanizar sua empresa. 

7. Escolha os melhores horários para postar

Sim, existem momentos durante o dia em que a rede está mais ativa. No entanto, para definir o melhor para seu perfil, é importante analisar também o seu segmento e público-alvo.

Tão relevante quanto colocar essas dicas em prática é mensurar suas ações para saber o que está dando certo ou não. Existem diversas plataformas de análise pagas e gratuitas. Por sua vez, o próprio Instagram também disponibiliza ótimos recursos para isso.

Por meio da aba Insights do seu perfil, por exemplo, é possível acompanhar o desempenho de cada conteúdo, isto é, quantas pessoas curtiram ou interagiram em cada ação. Assim, você pode analisar o que está sendo colocado em prática, otimizar resultados e mudar estratégias.

Vale ressaltar que essa possibilidade está disponível apenas para perfis comerciais. Se a sua empresa ainda utiliza uma conta pessoal para divulgar seus conteúdos, faça a mudança o quanto antes a fim de conseguir melhores resultados.

Neste artigo, explicamos como aumentar engajamento no Instagram por meio de algumas dicas simples.

Agora, conta pra gente, você já colocou algumas delas em prática? Como estão os seus resultados? Aproveite a oportunidade e compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.