Afinal, como construir um blog para minha empresa?

Afinal, como construir um blog para minha empresa?

Se você quer ter uma boa presença online deve saber que é imprescindível construir boas estratégias de Marketing Digital. Entre elas, ter bons conteúdos para internet pode te ajudar a atingir sua audiência e solucionar possíveis dores que ela tem. Com isso, uma pergunta pode vir à sua mente: como construir um blog para minha empresa e disponibilizar todo esse conhecimento?

Continue conosco para descobrir!

Defina seu público e saiba com quem você está falando

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente com quem você gostaria de falar e quem são as pessoas que consumirão seu conteúdo.

Construir uma persona possibilita ter conhecimento sobre quem acompanhará seu conteúdo e irá te ajudar a ter mais aderência e interesse do seu público ao construir um blog.

Escolha o nome e domínio do seu blog

O nome e domínio do seu blog precisam ser coerentes com a marca e é interessante que ele chame a atenção. Para construir seu blog é preciso que ele seja lembrado pela sua audiência. Afinal, o intuito é que seus visitantes voltem sempre para consumir novos conteúdos.

Antes de pensar em um nome oficial, você pode verificar se o domínio existe em sites de registro e garantir o seu, caso esteja disponível. Ao fazer essa escolha, é interessante levar em consideração:

  • o nome da empresa;
  • seu próprio nome;
  • palavras-chave relacionadas ao seu nicho.

Contrate um serviço de hospedagem

Agora é a hora de colocar o seu blog online na internet. Para isso, é preciso um local para armazenar seus arquivos, sendo que nesse momento é preciso contar com o serviço de hospedagem.

É possível optar por um serviço gratuito, porém os serviços de hospedagem pagos trazem mais profissionalismo para seu blog, além de disponibilidades de suporte, caso seja necessário.

Escolha o template ideal

Aqui começamos um dos pontos mais importantes: a parte visual e sua identidade! O template, com certeza, é uma das partes essenciais do seu blog. Afinal, este será o primeiro contato que o visitante terá com seu site.

Lembre-se da experiência do usuário e dê foco no que é importante, deixando um site limpo, direto e fácil de usar, dando preferência para temas responsivos, que se adéquem a todos os tamanhos de telas, como em notebooks e smartphones, por exemplo.

Instale os plugins essenciais

Um plugin adiciona mais funções e recursos ao seu blog e tem funções extremamente úteis, como gerenciamento de comentários, controle de spams, análise de resultados, entre outros. Para instalar os plugins necessários é só seguir as instruções do seu provedor de hospedagem e fazer as instalações.

Lembre-se das técnicas de SEO

A otimização para mecanismos de busca pode parecer complexa, mas ela é uma habilidade essencial para quem trabalha com marketing digital e também para quem quer construir um blog.

O SEO estruturado de forma adequado pode te deixar muito a frente da concorrência, garantindo que seu conteúdo continue relevante. Inclusive, os plugins citados no tópico acima podem ser utilizados nesse momento, como é o caso do Yoast SEO — um excelente plugin para te auxiliar nessa parte. Ele permite, por exemplo, que você otimize seus posts com as técnicas mais recentes de SEO.

Agora que você aprendeu como construir um blog do zero, saiba mais sobre a relevância da técnica de SEO e como utilizá-la da melhor forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *