7 erros do marketing digital que você não pode cometer!

7 erros do marketing digital que você não pode cometer!

Cometer determinados deslizes na sua estratégia de marketing digital pode interferir drasticamente nas suas métricas e gerar um retorno muito aquém do esperado pela empresa. A boa notícia é que se você evitá-los e prestar atenção a alguns pontos principais, o seu planejamento pode decolar.

Quer saber quais são os maiores erros do marketing digital que você não pode cometer? Então continue a leitura e fique por dentro!

1. Não conhecer sua persona

Esse é um erro muito comum ao se construir uma estratégia de marketing digital. Muitas empresas acreditam que já conhecem seu comprador e que não precisam montar uma persona, ou seja, uma representação mais detalhada do seu cliente ideal. É aí que mora o problema!

Se não sabemos com quem estamos falando, como nossa persona consome conteúdo e onde ela está, é impossível atingi-la de maneira efetiva.

2. Não ter um planejamento

A falta de um bom planejamento inicial talvez seja um dos erros do marketing digital mais graves que você possa cometer, pois é ele que vai nortear todos os seus passos. Quando pensamos numa estratégia, precisamos ter em mente e documentar:

  • quais são os objetivos;
  • quais métricas serão acompanhadas;
  • quais ferramentas serão utilizadas;
  • onde sua empresa vai marcar presença.

3. Não mensurar o tráfego orgânico

E, claro, não adianta ter um planejamento inicial se você não sabe quais são os resultados gerados a partir dele, certo?

Quando a empresa não acompanha a performance dos seus conteúdos e das campanhas feitas, ela está cometendo um erro enorme em seu trabalho de marketing digital. Uma boa dica é usar o Google Analytics para fazer esse acompanhamento do tráfego orgânico.

4. Não entender a jornada do cliente

Pode-se afirmar que marketing digital é 100% sobre jornada do cliente. Por isso, não ficar de olho nesse ponto é um grande erro. Afinal, se você não consegue identificar em qual estágio o seu possível cliente está, como vai criar boas estratégias para trazê-lo até você?

A jornada do cliente se divide em: descoberta, consideração e decisão. E é preciso desenhar estratégias diferentes de acordo com a etapa.

5. Não fazer análise de concorrência

Estudar o que sua concorrência está fazendo é essencial para entender o que está acontecendo na sua área. Além disso, ao fazer uma análise com pesquisa e acompanhamento, é possível identificar erros a serem evitados e acertos que você pode adaptar à realidade da sua empresa para obter melhores resultados.

Lembre-se de que o objetivo aqui não é copiar seus concorrentes, mas sim entender como está o seu mercado.

6. Não dar atenção às redes sociais

Algumas marcas infelizmente ainda não enxergam o potencial das redes sociais e as utilizam sem um objetivo ou estratégia específicos. Não dar atenção a esses canais é um erro grave no marketing digital para empresas.

Isso porque as redes sociais são uma chance de você se conectar e interagir com a sua audiência, ao mesmo tempo em que pode escutar o que as pessoas têm a dizer e aprimorar ainda mais suas estratégias.

7. Não definir metas e métricas

Para completar, entenda que não adianta ter um planejamento completo, personas definidas e estudos de mercado se você não souber aonde quer chegar e como fazer esse acompanhamento. Não definir metas e métricas de marketing digital pode custar caro para a sua empresa, pois não fica claro o que deseja alcançar e se os esforços estão dando certo.

Como mostramos aqui, alguns erros do marketing digital podem comprometer sua estratégia. Portanto, adquirir conhecimento nessa área faz toda a diferença para não cometer esses deslizes e colher os bons frutos de um trabalho consistente.

Agora, que tal entender melhor o potencial dessa estratégia para a sua empresa? Conheça as principais vantagens de investir em marketing digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *