5 dicas para a produção de conteúdo relevante para o público

5 dicas para a produção de conteúdo relevante para o público

A produção de conteúdo em estratégias de marketing digital é uma das maneiras mais eficientes e lucrativas de aumentar o número de visitantes no site de uma empresa. Além disso, ela permite obter leads, dar mais credibilidade ao empreendimento, impulsionar a marca e, assim, melhorar seus resultados.

Os conteúdos produzidos dessa forma ajudam o público-alvo em seu processo de compra e criam um vínculo mais duradouro com a empresa. Para que isso funcione bem, porém, é preciso seguir boas práticas. Neste post, apresentamos cinco dicas para ajudar nessa iniciativa. Acompanhe!

1.   Crie um planejamento estratégico

Não comece a produzir conteúdo antes de criar um planejamento. Se a equipe não sabe aonde quer chegar, ainda não é o momento de investir nisso. Antes de criar posts para blogs ou redes sociais, estude o mercado, determine os objetivos da estratégia, defina o público-alvo e os assuntos a abordar, escolha quem será responsável pelas ações, quais serão os canais de divulgação e que indicadores de desempenho serão usados.

2.   Conheça a persona

É difícil produzir conteúdo para internet quando não se conhece a persona. Afinal, um adolescente não utiliza a mesma linguagem que o diretor de uma empresa para se comunicar. Da mesma maneira, os canais e os formatos de preferência também podem variar bastante.

Ferramentas como o Facebook Audience Insights, o Google Analytics ou mesmo pesquisas de mercado criadas pela companhia permitem entender quem são suas personas. Então, podem-se criar personagens semifictícios e compartilhar seus perfis com a equipe para que todos saibam como produzir o conteúdo.

3.   Utilize a jornada do consumidor na produção de conteúdo

Saber o caminho que a audiência percorre desde que descobre que tem uma necessidade até a compra de uma solução é essencial para melhorar as estratégias. Essas etapas compõem a jornada do consumidor e são geralmente representadas em quatro fases. Conheça-as:

  • descoberta: a persona ainda não sabe que tem uma necessidade. Nessa fase, a empresa deve capturar a atenção dela sobre algum assunto, sem propostas comerciais, apenas para educá-la;
  • reconhecimento: a persona já sabe mais sobre o tema e reconhece que tem um problema para resolver. Nessa etapa, é importante produzir conteúdo com soluções;
  • consideração: nessa fase, a persona já conhece as formas de resolver o problema e analisa as opções. É preciso, então, explicar que a empresa oferece o produto ou serviço ideal;
  • decisão: após analisar todas as opções e conhecer sua solução, a persona toma a decisão de comprá-la ou não. Nessa fase, a produção de conteúdo deve ser mais enfática, com propostas comerciais, para convencer o potencial cliente de que essa é a melhor escolha.

4.   Crie um calendário editorial

A frequência de publicação é muito importante, bem como a definição de palavras-chave para cada post, formatos, canais e cronograma das ações. Com um calendário editorial, a equipe vai saber o que deve ser feito em seguida e o papel de cada iniciativa na estratégia. Podem ser usadas planilhas de Excel, Google Calendar ou aplicativos como o Trello para organizar e compartilhar com os envolvidos.

5.   Adapte o conteúdo para diferentes plataformas

Publicar as mesmas imagens ou usar a mesma legenda no Facebook e no Instagram não é uma boa prática, já que cada canal tem conteúdos e formatos preferenciais. No Twitter, por exemplo, as imagens, inclusive os GIFs, agradam muito, mas no LinkedIn são os textos que atraem mais seguidores.

Faça testes de formato nos canais escolhidos e descubra o que funciona melhor para a empresa. E então, entendeu como a produção de conteúdo é essencial em estratégias on-line? Avalie ou crie um planejamento e siga essas dicas para aumentar suas chances de sucesso!

Se quiser aprender mais sobre marketing digital, curta nossa página no Facebook e siga-nos no LinkedIn e no Instagram. Nessas redes, você pode acompanhar nossas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *