3 metodologias de vendas para impulsionar seu negócio

3 metodologias de vendas para impulsionar seu negócio

A força de vendas é um dos setores mais importantes de uma empresa — afinal, é com negociações bem-sucedidas que aumentamos o faturamento com os produtos ou serviços que a organização oferece e influenciamos a fidelização do cliente. Nesse sentido, ainda que seja fundamental contar com profissionais competentes, é necessário utilizar metodologias de vendas que realmente otimizem os seus resultados.

Por isso, neste post, vamos ver três processos estruturados de vendas e suas vantagens, tanto para os colaboradores desse time quanto para o próprio negócio. Confira!

1. Lean selling

O lean selling consiste em gerar mais valor para o consumidor, utilizando o mínimo de recursos possível — tornando o processo de vendas mais enxuto, ágil e menos desgastante.

Trata-se de entender a importância do cliente para a saúde financeira do negócio, otimizar o trabalho da equipe de vendas e eliminar qualquer atividade que, de alguma forma, possa atrapalhar o fechamento de uma compra.

Sendo assim, cuide bem do seu fluxo de vendas. Otimize os esforços dos vendedores, incentivando-os a priorizarem leads qualificados e não perder tempo com chamadas frias. E procure sempre mensurar os resultados, de maneira que seja possível identificar as etapas do processo de vendas que funcionam bem e aquelas que precisam de melhorias.

2. Método Rapport

Esse método se baseia na empatia entre vendedor e cliente para obter sucesso nas negociações. O termo “rapport” vem do francês e tem a ver com a “relação entre as pessoas” ou “coisas em comum”.

A ideia da técnica é utilizar recursos comportamentais para transmitir confiança e demonstrar interesse na conversa com um potencial comprador. Para isso, é essencial contar com a generosidade e conhecimentos de linguagem corporal.

Isso envolve fatores como:

  • respeitar a fala do seu interlocutor e não interrompê-lo;

  • olhá-lo nos olhos durante o diálogo;

  • manter um tom de voz sereno e não falar apressadamente;

  • usar a estratégia do espelhamento — tentar reproduzir gestos, postura e expressões faciais do cliente, de maneira bastante sutil, de modo a gerar afinidade.

3. Solution selling

O solution selling se relaciona ao modelo consultivo de vendas, em que o profissional deve entender a fundo as necessidades e expectativas do cliente e indicar o melhor produto ou serviço com base nesses requisitos.

Isso exige que o vendedor tenha um conhecimento profundo sobre o mercado e as soluções da empresa e seja qualificado para interpretar os problemas e objetivos das pessoas, além de entender a jornada de compra do consumidor — algo em que o alinhamento entre marketing e vendas certamente pode ajudar.

O profissional também deve fazer sugestões personalizadas, ser claro ao explicar os motivos pelos quais fez determinada recomendação e educar o cliente com informações completas e dados concretos. Sem falar na necessidade de um acompanhamento de pós-venda apropriado, que garanta a satisfação do consumidor e que motive a aquisição de outras soluções no futuro.

Todas essas metodologias de vendas apresentam formas de otimizar o processo e oferecer uma experiência mais agradável ao consumidor quando ele estiver nessa fase tão importante que é o momento de compra. São técnicas que ajudarão a aumentar as suas receitas não só pela intensificação das vendas, mas também com a redução do custo de aquisição do cliente.

Se você gostou do post, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim, você vai receber mais conteúdos como este diretamente por e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *