Você sabe o que é necessário para criar uma nova marca?

Você sabe o que é necessário para criar uma nova marca?

Criar uma marca é etapa essencial para qualquer negócio que almeje sucesso. Ela é fundamental para transmitir valores e a essência da empresa para o consumidor final, além de ter papel-chave quando queremos diferenciar e destacar o negócio da concorrência para aumentar as vendas e se posicionar no mercado.

Diante de todas essas vantagens as empresas estão investindo cada vez mais na criação das marcas. Mas como funciona esse processo de criação? É isso que vamos mostrar neste post. Confira!

Como criar uma marca do zero?

Muitas são as dúvidas de quem está começando a criar uma marca. O que fazer primeiro? Como fazer? Mas a primeira pergunta que você deve se fazer é: para quem é esta marca?

Pesquise seu público-alvo, concorrência e mercado

Descobrir seu lugar no mercado é o primeiro passo para a criação de uma marca. Entenda quem é o seu consumidor: idade, sexo, classe social, região, hábitos e preferências. Pesquise também como está o seu setor no mercado brasileiro e quais seus concorrentes.

Toda sua estratégia de comunicação e marketing será voltada para esse público, por isso conhecê-lo profundamente é essencial.

Elabore um conceito

O conceito dará o norte para tudo o que vem a seguir. Conceituar a marca é mostrar para o cliente o que ele deve esperar dela.

Por exemplo, uma empresa que quer passar a ideia de “produto feito em casa”, “gourmet” poderá usar esse conceito para personificar a marca, utilizando, por exemplo, a imagem de uma fazenda em seus rótulos, ou celebridades que tenham a ver com essa essência em suas propagandas.

Invista na identidade visual

Uma vez que se tem um conceito para orientar, chega a hora de trabalhar a identidade visual. Esse passo é muito importante, pois o contato visual é responsável por passar uma imagem ao cliente e ainda persuadi-lo a consumir o produto.

Aposte em um design que mostre de forma clara seu posicionamento e seu diferencial. Se a sua marca é moderna, pode optar por cores como prata e embalagens diferenciadas; se é mais voltada para linha ecológica, então as cores e materiais ligados à natureza vão representar melhor. Mais do que certo e errado, o importante aqui é o que se adéqua melhor.

Desenvolva uma estratégia de comunicação

Divulgar bem é mandatório para as marcas de sucesso. De nada adianta ter uma marca toda elaborada, com uma linda comunicação visual se você não alcançar seu público (previamente pesquisado).

Utilize as informações de mercado e das preferências de seus consumidores para definir a linguagem, os canais utilizados, o tipo de campanha que mais gera engajamento com a marca etc.

Criar uma marca de maneira correta, de modo a torná-la forte e presente na vida do consumidor requer uma boa pesquisa de mercado, conhecimento aprofundado sobre quem é e como age o público-alvo, investimentos em uma identidade visual adequada com a essência da marca e uma comunicação que seja capaz de transmitir o conceito da marca para o consumidor.

Você gostou deste post sobre a criação de uma nova marca? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas considerações sobre o assunto!

siga-nos em nossas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *