Você realmente conhece a persona do seu negócio? Descubra aqui!

Você realmente conhece a persona do seu negócio? Descubra aqui!

Com a velocidade das informações e exigências cada vez mais apuradas por parte dos consumidores, as empresas encontraram no marketing digital um excelente nicho para atrair clientes. No entanto, quem são os seus consumidores? O que eles desejam? Como atraí-los e fidelizá-los? Entre as estratégias, está a criação de uma persona.

Trata-se de um perfil semificcional baseado em seus clientes, ou seja, nos compradores ideais, com o objetivo de solucionar as suas demandas e anseios. Para você aprender a acertar no alvo nas campanhas digitais, veja em nosso post de que forma elaborar uma persona totalmente sintonizada com os objetivos do seu negócio. Confira!

Descubra o que é persona

Criado pelo designer Alan Cooper, o termo persona é uma extensão do público-alvo, estabelecendo especificidades do cliente, como quem é, o que faz e do que gosta. Dessa maneira, as empresas conseguem traçar o perfil comportamental e de consumo, sendo essencial nas estratégias de marketing.

Assim, é possível saber o que os consumidores precisam, sendo um conceito amplamente utilizado nas campanhas de inbound marketing, que se estrutura em três pilares: SEO, marketing de conteúdo e estratégias nas redes sociais.

Ao conhecer a persona, os conteúdos poderão ser amplamente direcionados, com uma maior possibilidade de atrair a atenção dos clientes. Eis o pulo do gato para alavancar as suas vendas.

Como elaborar o perfil de uma persona

A primeira dica antes de elaborar um buyer persona é realizar um estudo para identificar os seus clientes potenciais. Para isso, promova pesquisas internas, utilize um banco de dados ou faça promoções que exijam respostas para algumas indagações, tais como:

  • Onde você costuma comprar mais: internet ou lojas físicas?
  • Com que frequência realiza compras online?
  • Que cargo ocupa?
  • Conte um pouco da sua rotina etc.

Ao conhecer o perfil dos seus clientes ou das pessoas que você queira atingir, será possível criar um buyer. Isso porque as empresas têm um foco de público-alvo. Uma confecção de bermudas de nylon, por exemplo, sabe que os clientes potenciais são jovens que gostam de esportes radicais.

Dessa maneira, vamos citar um exemplo de uma corporação que produza cosméticos à base de uvas, com preços acima da média do mercado. A elaboração da persona certamente ficaria algo próximo à seguinte descrição:

Camila, 38 anos, médica, casada, mãe de dois filhos e praticante de corrida. Passa grande parte do dia no consultório e em hospitais. Ela não abre mão de uma corrida matinal e também dos cuidados com a pele. Utiliza Instagram e se informa por sites especializados. Gostaria de conhecer uma linha diferenciada de cosméticos que valorizassem mais o meio ambiente.

Seguindo o exemplo acima, é possível criar buyer persona com detalhes específicos para todo tipo de cliente potencial, ou seja, as possibilidades são infinitamente amplas.

Veja a importância de criar uma persona nas estratégias de marketing

Quando uma empresa trabalha apenas com o público-alvo, ela tem uma definição muito ampla de quem quer atingir. Assim, desconhece os hábitos e também algumas particularidades de um cliente potencial.

Ao elaborar um perfil de persona, as estratégias de marketing vão oferecer conteúdos e atrativos direcionados às especificidades desse público. A empresa já terá conhecimento de muitas informações após as coletas iniciais de dados e poderá focar as campanhas em esferas que geram interesse.

Dessa forma, as chances de acertos aumentam de forma considerável, principalmente no marketing digital, o que estreita o relacionamento e cria um vínculo mais próximo com os clientes potenciais.

Assim, a comunicação será direcionada adequadamente aos seus consumidores, aspecto fundamental para o sucesso nas estratégias de marketing. Portanto, criar uma persona é uma tarefa essencial para alavancar as vendas do seu negócio!

E aí, valeu a pena ler o nosso post? Então siga a gente nas redes sociais (Facebook e Instagram) e não perca as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *