Vendarketing: aprenda por que alinhar o marketing e as vendas!

Vendarketing: aprenda por que alinhar o marketing e as vendas!

O vendarketing, como o próprio nome sugere, é a junção dos termos “vendas” e “marketing”. No entanto, a expressão não se limita a isso. Ela nomeia o método de marketing e vendas, realizados com os mesmos parâmetros, objetivos e estratégias.

Embora o foco seja o aumento dos lucros, esses dois setores costumam apresentar conflitos dentro de uma empresa e não trabalhar juntos — muitas vezes, a própria companhia não incentiva o trabalho em conjunto.

É por isso que o vendarketing é uma boa saída, pois soluciona os problemas de comunicação ao permitir que as informações circulem. Assim, o departamento de marketing terá o retorno de suas campanhas, podendo traçar estratégias mais eficientes.

Neste post, você verá como alinhar os setores de marketing e de vendas para aumentar seus lucros e sua produtividade. Confira!

Conheça os dois departamentos

Antes de tomar qualquer providência, você precisa compreender a realidade individual do setor de marketing e do setor de vendas. Para que os resultados sejam satisfatórios, é necessário prestar atenção aos desafios diários de cada um.

Leve sempre em consideração a equipe de trabalho, os recursos disponíveis e as demandas particulares de cada departamento. Ao traçar sua estratégia, procure respeitar essas adversidades e também os objetivos específicos de ambos os setores.

Unifique a persona

Para que os departamentos consigam trabalhar em sintonia, é fundamental que as duas equipes pensem juntas para transmitir uma mensagem única. Por isso, sempre ofereça a mesma ferramenta para seus times.

Dessa forma, o setor de vendas tem condições de indicar as dificuldades exatas de acordo com as características da persona, enquanto o marketing conseguirá produzir estratégias mais eficientes para conquistar o consumidor.

Estude o comportamento do cliente

Sempre monitore a jornada de compra do cliente. Isso vai desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento em que a compra foi efetuada. Mapear o comportamento do comprador permite identificar a interação entre marketing e vendas, o momento exato em que cada setor atua e também os erros e acertos nas ações individuais.

Com esse relatório em mãos, cada setor poderá fazer uma autoavaliação e ainda procurar o respaldo do outro departamento para que possam sempre evoluir juntos no trabalho.

Ofereça os mesmos relatórios

Além de oferecer a mesma persona, ofereça também os mesmos relatórios aos dois departamentos e procure manter esse ciclo de informações sempre ativo.

O funcionamento é muito simples: o marketing gera as ferramentas para que o setor de vendas alcance os objetivos, que por sua vez dá o feedback para que a recompra seja trabalhada ou a estratégia seja modificada.

Mantenha a equipe engajada

É importante que a equipe tenha condições de se manter conectada. Procure mudar a estrutura física da sua empresa, por exemplo, de modo que os funcionários ocupem o mesmo espaço e interajam não somente no papel, mas no dia a dia.

Promova reuniões em conjunto para definir as estratégias e também para apresentar os resultados. Aos poucos, você vai perceber que o processo de vendarketing será algo natural dentro da empresa.

Essa união terá efeito tanto nos lucros quanto nas relações entre os colaboradores da companhia, pois causará um impacto positivo na produtividade e nos processos criativos. Por isso, invista nessa integração entre marketing e vendas na sua empresa. Você não vai se arrepender!

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