Planejamento anual de comunicação e marketing: como elaborar?

Planejamento anual de comunicação e marketing: como elaborar?

Quando chega o final do ano, as empresas já começam a pensar no planejamento anual de comunicação e marketing para o ano seguinte, a fim de que todas as ações sejam estrategicamente implementadas de acordo com o cronograma e orçamento disponível.

Existem alguns itens que devem ser considerados para elaborar um planejamento realmente eficaz, de acordo com a realidade da empresa e que impulsione as vendas e o crescimento de forma sustentável. Confira!

Como definir o planejamento anual de comunicação e marketing da sua empresa?

Antes de iniciar seu planejamento, analise o ano que passou e verifique quais ações foram boas, quais não deram resultados, quais precisam de mais investimentos e leve isso em consideração a fim de implementar no ano seguinte.

Identifique quais os objetivos da sua empresa para o próximo ano, pode ser o aumento de vendas em determinada categoria de produtos, a expansão de mercado, maior conhecimento de marca, etc. Lembre-se de verificar o orçamento disponível para conseguir selecionar as ações com mais assertividade.

Melhores práticas para seu planejamento

Analisar o ambiente

Analise todo o ambiente em que sua empresa está inserida, as tendências de consumo em seu mercado, os riscos, as oportunidades, a concorrência, as mudanças nos hábitos dos consumidores e tudo que possa influenciar na hora de definir suas estratégias.

Você deve se perguntar em que precisa melhorar a fim de conseguir alcançar seus objetivos, pensar em que tipos de ações podem diferenciar sua empresa da concorrência e alcançar seu público onde quer que ele esteja.

Definir o público

Para encontrar seu consumidor, é preciso saber quem ele é. Por isso é fundamental definir qual público será trabalhado. Compreenda profundamente as necessidades e vontades do seu público, como ele age e no que acredita. Assim, você saberá como desenvolver estratégias relevantes para ele.

Posicionar corretamente sua marca

O posicionamento ou até mesmo reposicionamento da marca deve ser estudado constantemente. Como sua marca deverá ser vista no próximo ano? Que ações precisam ser tomadas para que seu posicionamento ideal seja alcançado?

Avaliar os resultados no decorrer do ano

É muito importante revisitar o planejamento no decorrer do ano, seja para fazer ajustes ou realizar correções. O planejamento é uma orientação para facilitar a execução e tornar as ações mais eficientes. Contudo, não é um documento inalterável.

As condições dos ambientes interno e externo e a resposta do consumidor às estratégias ao longo do ano é que vão definir o que deve ser mantido, alterado ou excluído.

O planejamento anual de comunicação e marketing é muito importante a fim de que as empresas consigam atingir seus objetivos. Não basta imaginar aonde sua empresa quer chegar. É necessário colocar no papel os objetivos e metas, os recursos disponíveis, as ações que mais geram resultados, onde precisa inovar e investir mais e, principalmente, como encontrar seu público e encantar os atuais clientes.

Agora, que você entende como elaborar um planejamento anual de comunicação e marketing, já pode entrar em contato conosco para conhecer quais soluções oferecemos para ajudá-lo nesse planejamento. Até mais! 

siga-nos em nossas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *