Planejamento anual de comunicação e marketing: como elaborar?

Planejamento anual de comunicação e marketing: como elaborar?

Quando chega o final do ano, as empresas já começam a pensar no planejamento anual de comunicação e marketing para o ano seguinte, a fim de que todas as ações sejam estrategicamente implementadas de acordo com o cronograma e orçamento disponível para garantir os melhores resultados para a sua empresa.

Existem alguns itens e práticas que devem ser considerados na hora de elaborar um planejamento realmente eficaz, de acordo com a realidade da empresa e que impulsione as vendas e o crescimento de forma sustentável do seu negócio.

Para ajudar você, vamos apresentar como você pode definir o planejamento anual de comunicação e marketing da sua empresa, a importância de estabelecer um plano de comunicação e quais as melhores práticas para otimizar o seu planejamento. Confira!

Como definir o planejamento anual de comunicação e marketing da sua empresa?

Antes de iniciar seu planejamento, analise o ano que passou e verifique quais ações funcionaram da forma que você esperava, quais não deram resultados, quais precisam de mais investimentos e leve isso em consideração na hora de montar o seu planejamento para implementar no ano seguinte.

Identifique quais os objetivos da sua empresa para o próximo ano, pode ser o aumento de vendas em determinada categoria de produtos, a expansão de mercado ou mesmo aumentar a presença digital e o conhecimento de marca por parte dos consumidores.

Lembre-se de verificar qual a verba disponível para conseguir selecionar as ações com mais assertividade e que possam, de fato, ser realizadas. Listar inúmeras ações e tarefas apenas para inflar números sem ter condições de colocar em prática não vai adiantar, afinal, o resultado ao final do ano será negativo para a sua empresa.

Qual a importância de um plano de comunicação?

Não basta oferecer o melhor serviço ou produto, é preciso mostrar para os próprios funcionários, concorrentes e, mais importante, os seus consumidores por que você é a melhor solução para determinada tarefa. Essa estratégia só vai funcionar de maneira efetiva a partir do momento que você montar um plano de comunicação para o seu negócio.

O objetivo é definir os parâmetros que vão indicar se o seu planejamento está sendo executado da maneira correta ou não. Ao estabelecer quais são as “regras do jogo”, todas as partes envolvidas nessa engrenagem vão ter conhecimento sobre a função e as responsabilidades de cada um, ou seja, quais resultados são esperados.

Dessa forma, fica mais fácil – e justo – observar quais estratégias foram feitas, avaliá-las regularmente e, quando não funcionam da forma adequada, reestruturá-las e tomar novas decisões. Tudo, é claro, baseado no planejamento já realizado, para evitar que uma correção ou ajuste se torne um problema ainda maior.

Quais as melhores práticas para um bom planejamento?

Uma boa estratégia traz consigo um bom planejamento, que deve ser bem estruturado e conter tudo o que será necessário em sua elaboração. Para isso, existem diversas práticas que devem ser levadas em consideração nesse processo. Veja cada uma delas a seguir.

Analisar o ambiente

Analise todo o ambiente em que sua empresa está inserida, as tendências de consumo em seu mercado, os riscos, as oportunidades, a concorrência, as mudanças nos hábitos dos consumidores e tudo que possa influenciar na hora de definir suas estratégias.

Você deve se perguntar em que precisa melhorar a fim de conseguir alcançar seus objetivos. Pensar em que tipos de ações podem diferenciar sua empresa da concorrência e alcançar seu público onde quer que ele esteja ou mesmo identificar um serviço ou produto que não tenha sido oferecido no segmento que você atua para diferenciar a sua marca em relação aos demais concorrentes.

Estudar a concorrência

Conhecer o adversário é fundamental em qualquer esporte e esse conceito pode ser importado para o ambiente empresarial. Não se trata de copiar uma estratégia, mas sim ficar atento ao que estão fazendo do outro lado e como isso vai impactar no poder de decisão do consumidor.

Dessa maneira, ao reconhecer as vantagens que a concorrência está oferecendo, você consegue traçar a sua própria estratégia para disputar a atenção do cliente com, por exemplo, um serviço diferente ou otimizado do que ele já encontra disponível no mercado. O objetivo é sempre estar preparado para o próximo passo que o seu concorrente pode dar.

Definir o público

Para encontrar seu consumidor, é preciso saber quem ele é. Por isso é fundamental definir qual público será trabalhado. Compreenda profundamente as necessidades e vontades do seu público, como ele age e no que acredita. Assim, você saberá como desenvolver estratégias relevantes para ele.

Uma estratégia eficiente é definir uma persona para a sua empresa. Ou seja, criar um “modelo” do cliente que você vai se comunicar. Dessa maneira, fica mais fácil entender os desejos, as dores e o comportamento de quem você precisa entregar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Identificar os melhores canais

Não basta apenas conhecer e definir quem é o seu público-alvo ou a sua persona, é preciso entender quais são os comportamentos de cada um para estabelecer a comunicação de forma mais eficiente. Portanto, é preciso conhecer quais os melhores canais para estabelecer contato com cada cliente para realizar ações mais assertivas.

Posicionar corretamente sua marca

O posicionamento ou até mesmo reposicionamento da marca deve ser estudado constantemente. Como sua marca deverá ser vista no próximo ano? Que ações precisam ser tomadas para que seu posicionamento ideal seja alcançado?

Estabelecer metas e objetivos

Como falamos acima, com um plano de comunicação eficiente, você consegue estabelecer previamente o que cada funcionário ou equipe dentro da sua empresa precisa entregar. Dessa forma, todos podem se planejar da melhor maneira para entregar as suas demandas com qualidade e no tempo certo. Além disso, facilita a interação entre as diferentes equipes, já que cada uma vai saber qual a responsabilidade da outra.

Avaliar os resultados no decorrer do ano

Também passa por uma boa gestão a tarefa de revisitar o planejamento no decorrer do ano, seja para fazer ajustes ou realizar correções. O planejamento é uma orientação para facilitar a execução e tornar as ações mais eficientes.

Contudo, ele não é um documento inalterável. As condições dos ambientes interno e externo e a resposta do consumidor às estratégias ao longo do ano é que vão definir o que deve ser mantido, alterado ou excluído do seu planejamento estratégico.

Nesse artigo, abordamos a importância de realizar um planejamento estratégico anual para garantir que as metas e objetivos estipulados sejam alcançados sem a necessidade de realizar mudanças que possam prejudicar o seu negócio.

Além disso, destacamos a função que um plano de comunicação completo tem em facilitar a mensuração dos dados, informações e métricas. Apontamos também quais são as melhores práticas para colocar em ação e otimizar os seus resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Quer receber mais artigos como esse? É simples, basta assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas publicações mais recentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *