Os 5 segredos do mobile marketing de sucesso

Os 5 segredos do mobile marketing de sucesso

É estranho imaginar que, em um passado não muito distante, usávamos o celular apenas para enviar mensagens de texto e receber/fazer ligações.

A tecnologia avançou tanto, que hoje o uso de dispositivos móveis (smartphones, tablets) ultrapassou o PC como o principal meio utilizado pelo usuário na hora de se informar. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, com mais de 70 mil pessoas em 36 países, mostrou que 65% dos brasileiros que residem em regiões urbanas brasileiras utilizam o smartphone para ler notícias, enquanto 62% das pessoas, em geral, usam os computadores. 

Isso quer dizer que grande parcela das pessoas acessa a internet somente pelo celular. Por causa disso, o mobile marketing é uma das tendências atuais do marketing digital e, se você não estiver preparado, corre o risco de perder novos leads e vendas para o seu negócio. 

Pensando nisso, a seguir vamos dar cinco dicas de estratégias para o mobile marketing. Vamos lá? 

1. Site amigável 

De nada adianta o site ter um conteúdo de qualidade se, na hora em que o usuário vai acessá-lo pelo celular, a página fica toda desconfigurada. Para que isso não aconteça, é fundamental um layout responsivo, ou seja, que se adapte facilmente a qualquer aparelho, seja tablet, seja celular ou computador de mesa. 

Sem contar que um site amigável tem outras vantagens, sendo também um dos algorítmicos considerados pelos buscadores, como o Google, na hora de definir o ranking para as suas primeiras páginas nos resultados de pesquisa. 

2. SMS marketing 

Com os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, os famosos SMS foram sendo deixados de lado. Porém, para o mobile marketing eles ainda são muito utilizados e com resultados incríveis.

Para se ter uma ideia, as taxas de entrega/abertura de SMS chegam a 98%, segundo pesquisa realizada pela Zenvia, empresa com foco em resultados de campanhas mobile. 

O envio de mensagens deve ser feito para pessoas previamente cadastradas nas listas de contato, sendo um excelente canal de relacionamento com o cliente para enviar promoções, informar sobre o status de pedidos e até mesmo realizar cobranças. 

3. QR Code marketing

Basicamente, o QR Code é um código de barras, pelo qual o usuário utiliza a câmera do seu smartphone para fazer a leitura do código e, assim, ser redirecionado para outra página. 

Essa estratégia não precisa ser utilizada apenas em canais digitais, não! Uma boa dica é inseri-lo em panfletos da sua empresa para direcionar as pessoas para um endereço da internet, como o seu site, por exemplo. 

Sem contar que o QR Code é uma estratégia que ainda desperta muito interesse e curiosidade nas pessoas, sendo uma ótima forma de encontrar potenciais clientes. 

4. Experiência do usuário 

É preciso levar em conta que a tela do celular é bem menor que a de um computador. Além disso, algumas páginas e links podem ser pesados e difíceis de ser acessados. 

Desse modo, é imprescindível que o tamanho do conteúdo e a estrutura das páginas sejam adaptados de maneira que facilite a leitura e a navegabilidade. 

Esse fator não melhora apenas a experiência do usuário, mas também a geração de tráfego e melhoria nos resultados das buscas orgânicas. 

5. Conteúdo adequado à persona 

O site pode estar com todos os parâmetros responsivos e ter uma bela estratégia de mobile marketing, mas se não tiver o conteúdo adequado para a sua persona tudo isso não vale de nada! 

Se você quer atrair mais tráfego para o seu site e ter realmente resultados com as campanhas de mobile marketing, é fundamental investir no marketing de conteúdo. 

Para isso, é preciso conhecer muito bem o seu público e alinhar o conteúdo com base no mercado e nos valores da sua empresa. E, claro, produzi-lo  sempre pensando que ele será lido na maioria das vezes pelo celular. Portanto, alguns cuidados, como dividir o texto em pequenos blocos e utilizar fontes de fácil leitura, são essenciais. 

Tem mais alguma dúvida a respeito do mobile marketing? Deixe um comentário com a sua pergunta para que possamos ajudar! 

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