Geomarketing: 3 vantagens de segmentar sua estratégia por região

Geomarketing: 3 vantagens de segmentar sua estratégia por região

Na atualidade saber a localização das pessoas se tornou uma informação poderosa para as empresas entenderem e encontrarem seu consumidor, melhorando o desempenho de suas campanhas.

E para auxiliar as empresas a trabalhar essa informação, captando dados de mercado de cada região, entra o assunto deste texto: O geomarketing.

O que é o geomarketing?

Inicialmente o conceito de geomarketing era usado para falar sobre a estratégia de analisar os aspectos do público de uma determinada região, a fim de entender se o local era bom ou não para abrir uma loja.

Hoje, com a digitalização dos negócios do marketing e dos hábitos do consumidor, houve uma ampliação desse conceito. O geomarketing é muito utilizado para otimizar as campanhas digitais a fim de encontrar o consumidor certo no momento certo.

Como funciona este tipo de estratégia?

Existem diversas formas de usar o geomarketing em sua empresa, mas vamos citar algumas das principais. Uma das funcionalidades mais conhecidas é o geotargeting, que possibilita segmentar o público de acordo com a região.

Outra funcionalidade bem interessante é o site personalizado, que pede para o consumidor informar a sua região, para poder oferecer-lhe conteúdos e promoções exclusivas.

Vale mencionar os check-ins, cujo objetivo é estimular os negócios locais, por exemplo: uma pizzaria pode oferecer um desconto para uma pessoa que acabou de realizar um check-in em um hotel próximo.

Quais as vantagens de sua utilização?

1. Apoio na aquisição de novos clientes

O geomarketing possibilita captar diversas informações, como o comportamento do consumidor nas redes sociais em cada região, popularidade da empresa, locais em que há mais taxa de abandono de carrinho, fora a possibilidade de encontrar seu consumidor em tempo real onde quer que ele esteja.

Campanhas mais precisas, que oferecem o que seu consumidor precisa, na hora e no local certo, tornam a taxa de conversão de clientes muito maior.

2. Maximização do uso profissional de bases de dados

A ferramenta possibilita também avaliar o aumento das vendas de acordo com a base de clientes, analisando os locais e comportamentos.

Isso permite entender onde e que tipo de pessoa está comprando mais, alterando estratégias, estruturas para estimular as vendas, e também, encontrando novos lugares com potencial para abrir novas filiais.

3. Ampliação de rentabilidade 

O aumento da lucratividade vem com a redução de custos, que acontece com as ações voltadas para um segmento específico e muito mais assertivo. Os gastos em divulgar para grandes quantidades de pessoas são maiores e menos eficazes do que encontrar consumidores potencialmente interessados na oferta de sua empresa.

Utilizar o geomarketing em sua empresa é uma maneira de encontrar com mais facilidade e menos custos as pessoas que estão interessadas e precisam de seu produto ou serviço, no momento em que elas necessitam. Com diversas funcionalidades, você pode optar pela estratégia que melhor se encaixe em seu tipo de negócio.

Se você gostou deste texto sobre as vantagens de segmentar sua estratégia por região com o geomarketing, então aproveite para acompanhar outros conteúdos como este curtindo nossa página no Facebook.

siga-nos em nossas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *