Fidelizar o cliente: como usar o seu site nessa missão?

Fidelizar o cliente: como usar o seu site nessa missão?

Vivemos um momento em que o investimento em marketing digital tornou-se obrigação para as empresas que desejam alcançar bons resultados.

Links patrocinados, presença nas redes sociais, e-mail marketing, entre outras estratégias, possuem objetivos muito claros: atrair tráfego para o site e converter vendas.

Para se destacar da concorrência, que geralmente utiliza práticas muito parecidas, é fundamental ficar atento aos detalhes.

Um deles é a otimização do site, a principal ferramenta de marketing da empresa e que pode ser decisiva na fidelização de clientes.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu site. Acompanhe!

Invista em UX e UI Design

O tempo de permanência do consumidor no site é um dos fatores de rankeamento do Google, ou seja, pode melhorar o posicionamento da sua empresa nas buscas.

Uma forma de evitar que o consumidor abandone esse canal logo após acessá-lo é investindo na experiência do usuário. UX e UI Design são duas práticas que, integradas, podem ajudar nesse processo. Confira como elas funcionam:

UX Design

O UX Design (User Experience Design) ou “design da experiência do usuário”, como próprio nome diz, tem como objetivo oferecer ao consumidor uma boa experiência no site. O profissional dessa área analisa as necessidades do público-alvo da empresa e cria uma percepção positiva do site por meio de vários elementos.

Nessa estratégia, é preciso estar atento a alguns detalhes. Por exemplo, o número de páginas, a velocidade do carregamento, o tamanho dos formulários de contato, entre outros. É importante que o consumidor enxergue utilidade e eficiência no site.

UI Design

Design UI (User Interface) ou “Interface do Usuário” é a parte visual do site. São todos os elementos que são visíveis para o usuário, como as cores, links, botões, menu, entre outros.

Enquanto o UI Designer é responsável pela parte visual, o UX Design cuida das funcionalidades do site, ou seja: são estratégias que funcionam de maneira complementar.

Crie conteúdo de qualidade

As informações disponíveis no site são o primeiro contato que o consumidor terá com os produtos/serviços oferecidos pela sua empresa. É importante que o conteúdo seja claro, objetivo e tenha uma linguagem que corresponde ao seu público-alvo.

Em alguns locais estratégicos do site, como formulário de contato ou botão de assinatura de newsletter, é interessante utilizar uma técnica conhecida como Copywriting.

Trata-se de um conteúdo persuasivo criado com o objetivo de estimular o consumidor a realizar uma ação específica. Também é muito importante ficar atento à gramática, pois erros de português podem tirar a credibilidade do site.

Tenha um site responsivo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a maioria dos brasileiros acessa a internet utilizando dispositivos móveis.

Até mesmo o Google, ciente da importância da navegação mobile, passou a priorizar em suas buscas os sites que são responsivos.

Além de oferecer conforto e praticidade ao consumidor, investir nessa estratégia é uma forma de evitar que o seu site caia no rankeamento do Google.

Não é fácil fazer o cliente acessar o site. Por isso, cada minuto que ele passa navegando nesse canal é muito valioso. Pensar além e oferecer uma experiência única é uma forma de se destacar da concorrência e ajudar na fidelização de clientes.

Agora que você conferiu a importância da usabilidade do site, confira  como potencializar a conversão de clientes pelo site usando o funil de vendas.

siga-nos em nossas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *