Estratégia de comunicação: como fazer sem estourar o orçamento?

Estratégia de comunicação: como fazer sem estourar o orçamento?

Ter uma estratégia de comunicação é vital para a divulgação e o melhor desempenho de seu negócio, especialmente em um mundo onde passamos praticamente todo o tempo expostos a anúncios digitais.

Muitos empresários, no entanto, têm receio de investir em divulgação, com medo dos altos gastos e poucos resultados. Isso não é verdade: descubra como empresas de todos os tamanhos podem criar uma estratégia de divulgação eficiente e de baixo custo!

Defina seu público-alvo

Um dos preceitos básicos de qualquer boa campanha de marketing é a definição de um público-alvo.

Estude qual é a segmentação de público que mais se encaixa em seu negócio, seja baseada em faixa etária, poder de compra ou outros fatores, e foque seus anúncios nesse grupo. Dessa forma, fica mais fácil encontrar consumidores dispostos a comprar seus produtos, sem desperdiçar dinheiro em campanhas generalistas.

Uma ideia interessante é a criação de buyer personas: clientes fictícios que representam o consumidor ideal da empresa, ajudando ainda mais a encontrar o foco de direcionamento da publicidade.

Tenha metas específicas

Assim como o público, definir os resultados que deseja atingir é essencial para o sucesso da estratégia de comunicação. Quais são as métricas das quais sua empresa precisa? Captação de leads? Aumento no tráfego do site? Maior volume de vendas?

A partir da definição de quais objetivos têm de ser alcançados, fica mais fácil tanto orientar a direção da campanha quanto alocar melhor o orçamento, evitando gastos desnecessários e perda de eficiência.

Ofereça um conteúdo relevante

A era da publicidade invasiva está terminando, com cada vez mais consumidores rejeitando intrusões como pop-ups, interrupções de conteúdo multimídia e e-mails não solicitados. Aproveite essa tendência e invista seu orçamento em formas de marketing inteligentes, que oferecem algo em troca para o consumidor.

Uma das modalidades que se destacam nesse ambiente é o marketing de conteúdo: nele, a empresa produz conteúdo de relevância e importância para seu público-alvo, criando uma relação de confiança entre consumidor e empresa, o que traz enormes benefícios, como uma maior presença da marca e um custo de implantação consideravelmente menor.

Foque na comunicação em meios digitais

Grande parte da comunicação, seja pessoal ou comercial, já é feita por meios digitais, como redes sociais e aplicativos de mensagens. Muito embora os meios de marketing tradicionais ainda tenham relevância, migrar para a comunicação digital é um passo indispensável, especialmente para empresas com um público-alvo mais jovem.

Entre as vantagens da publicidade digital, estão a facilidade na definição e avaliação de metas, com ferramentas gratuitas de medição, além da expansão do alcance geográfico e, é claro, os custos consideravelmente menores.

Neste post, vimos que, para criar uma estratégia de comunicação, não é necessário ter um orçamento irrestrito ou uma grande estrutura de publicidade: com planejamento e o investimento corretos, empresas de todos os portes podem ampliar sua presença na mente do consumidor. Use nossas dicas a seu favor e comece agora mesmo a montar seu plano de comunicação!

Gostou do texto? Tem experiências bem-sucedidas com campanhas de baixo custo? Deixe seu comentário para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *