Presença digital: por que você deve marcar presença na web agora!

Presença digital: por que você deve marcar presença na web agora!

Você tem um site com um design impecável e está presente nas principais redes sociais? Ótimo. Esse é o primeiro passo para começar o seu plano de marketing digital. De agora em diante, será necessário traçar a melhor estratégia para aumentar sua presença digital.

O erro de muitas empresas, ao investir em marketing digital, é criar canais de comunicação na web e deixá-los abandonados ou, então, não explorar todas as suas possibilidades. Para a sua presença ser realmente eficaz, essas mídias devem atrair visitantes, engajar, converter e fidelizar.

Quer saber o que é e por que você deve se preocupar mais com a sua presença digital? Continue lendo e confira! Boa leitura!

O que é a presença digital?

Embora esse conceito seja um pouco amplo, podemos dizer que a presença digital de uma empresa é como ela vai se posicionar na Internet, ou seja, como ela usa os meios digitais para manter uma comunicação com os clientes.

As pessoas, antes de qualquer compra, buscam por informações e por avaliações na Internet. Portanto, é um diferencial para a empresa participar ativamente na web, mantendo um relacionamento e envolvendo-se com os seus clientes e também com os possíveis consumidores.

Quais os pilares da presença digital de uma empresa?

Os pilares da presença digital são separados em quatro grandes grupos. Confira!

Conteúdo

O conteúdo é como você vai criar confiabilidade e relevância na Internet. Mostrar conhecimento e credibilidade na sua área de atuação, sem dúvidas, vai atrair o público e, como consequência disso, o seu posicionamento digital vai melhorar.

Relacionamento/engajamento

O relacionamento é indispensável para aproximar o seu público da sua marca e, assim, aumentar a sua presença digital e, claro, a geração de leads.

É também a partir desse relacionamento que você vai conseguir obter mais informações sobre sua persona e, com isso, adaptar estratégias de marketing digital a fim de atingi-la de forma mais eficiente.

Plataforma user-friendly

Os seus produtos são feitos para uma pessoa. Pode parecer loucura, mas é fundamental não perder isso da mente. Logo, quando um site é criado para que o público entre em contato com a empresa, é preciso pensar em uma forma de transformar a experiência dele na melhor possível.

A plataforma precisa, sim, ter foco na conversão de visitantes em leads. No entanto, não deve deixar de lado a navegabilidade e a usabilidade.

Posicionamento/branding

O posicionamento da sua empresa deve estar intimamente ligado ao público que você deseja atingir. Mas não é porque você está em vários canais que deve ter várias personalidades. Todas as ações e os conteúdos precisam estar alinhados no mesmo discurso.

Qual a importância desse posicionamento para o sucesso da empresa?

Hoje em dia, não estar online e não trabalhar a presença digital da marca pode acabar com seu negócio. Afinal, você perde várias oportunidades ao não priorizar as ações online.

Isso ocorre porque o comportamento de compra dos consumidores mudou muito. A Internet passou a ser o canal em que o comprador descobre novidades. Antes de fazerem uma compra, as pessoas realizam inúmeras pesquisas online procurando informações para encontrar a melhor solução para o seu problema, necessidade ou desejo.

O que isso significa para o seu negócio: quanto melhor for a sua presença digital, mais oportunidades de vendas surgirão.

Como construir uma presença digital?

Quando você decide iniciar um trabalho com foco em presença digital, é preciso atentar a tudo o que a empresa representa, considerando sua cultura, sua forma de prestar serviços, sua identidade, entre outros aspectos que a moldam.

Pensando nisso, é possível criar alguns pontos que podem auxiliá-lo nesse processo, tornando-o mais forte, sólido e coerente. São os pilares que apontamos acima e, claro, a Internet como meio de geração de negócios.

Quais as razões para construir presença digital?

Você é encontrado por um público qualificado

Uma das grandes vantagens das ações digitais é segmentar a sua audiência. Se você está investindo em anúncios na web, seu objetivo é ser encontrado por consumidores qualificados. Você não quer destinar sua verba para atingir quem não tem reais chances de compra, correto?

A escolha das palavras-chave é fundamental para melhorar a performance dos seus anúncios patrocinados e do seu site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Para isso, você deve privilegiar as palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas mais específicas.

Se você tem uma agência de turismo, por exemplo, em vez de focar na palavra-chave “agência de turismo”, é preferível escolher algo como “pacote de viagem para Miami”.

Você vê sua autoridade aumentar

Ao investir em marketing de conteúdo, você consegue criar engajamento com o público e ganhar autoridade. O blog é a melhor escolha para esse fim. No entanto, os materiais publicados devem ser planejados e bem executados para atrair a atenção dos usuários e levar informações importantes.

A criação de uma persona, personagem semifictício que representa o seu público-alvo, é importante para que você possa visualizar quem receberá esses conteúdos. Dessa forma, a linguagem e as informações serão pensadas para impactar essa persona. Pode acreditar, isso facilita bastante o trabalho.

Você cria proximidade com a audiência

Antes da chegada da Internet, quando as ações de marketing eram todas offline, o público se relacionava de forma passiva com as marcas. Hoje, temos as redes sociais. Por meio dessas plataformas, as empresas podem dialogar com a audiência e manter um bom relacionamento.

É essencial que você utilize uma linguagem próxima aos seguidores e dê respostas personalizadas. Sendo assim, você cria uma imagem mais humanizada. O que as pessoas querem nessas redes é socializar e ter um canal de comunicação direto com as marcas, não serem atendidas por robôs.

Você pode acompanhar o comportamento do consumidor

Você sabe como o público está se comportando em seu site, redes sociais ou qualquer outra plataforma? Saiba que esse fator é crucial para melhorar sua presença digital. Por meio de uma análise de comportamento, você consegue direcionar suas ações de modo mais eficiente.

O Google Analytics, por exemplo, exibe diversos dados que podem ser utilizados a seu favor. Se a taxa de rejeição de uma página está alta, enquanto outra apresenta um bom resultado, você faz a comparação delas e examina a razão dessa discrepância.

Você percebe que as ligações frias se tornam menos frequentes

Quem utiliza o funil de vendas no site para aumentar a taxa de conversão sabe o quanto essa estratégia é valiosa. Os usuários são atraídos para o seu site, interagem com os conteúdos, fornecem seus contatos e ficam propensos a se tornarem clientes.

O departamento de vendas é altamente beneficiado por essa estratégia, pois os contatos chegam “quentes”. Eles já sabem quem é você, conhecem seus serviços e só falta mais um empurrãozinho para optarem pela sua empresa. Logo, a abordagem será mais personalizada, e as chances de conversão, maiores.

Portanto, como você pôde perceber, a presença digital requer um bom planejamento para ser, de fato, forte. Apenas bater o ponto em algumas plataformas é deixar de explorar suas possibilidades.

Gostou deste texto sobre a importância de ter presença digital? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então, aproveite para saber mais sobre o que é e como estruturar um funil de vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *