Conheça as 5 principais tendências de marketing para 2019

Conheça as 5 principais tendências de marketing para 2019

Cada vez mais integradas com a tecnologia, as tendências de marketing se renovam a cada momento, e não é diferente para 2019. Muita coisa nova, interessante e eficiente já está na mira das melhores agências, consultorias e profissionais do mundo todo. Para conseguir bons resultados junto aos clientes, você precisa se manter atualizado e entender essas novas práticas.

Os temas que você verá neste post já estão sendo discutidos nos principais eventos de marketing, sempre abordados por pessoas relevantes no segmento. A seguir, conheça as 5 principais tendências que vão marcar a área em 2019!

1. Realidade aumentada e virtual

A realidade aumentada e a realidade virtual já fazem parte dos recursos tecnológicos atuais, o que facilita a inserção no marketing. Empresas como a Ikea têm adotado a realidade aumentada na simulação de compras de produtos, por exemplo. A companhia oferece um aplicativo que possibilita aos clientes visualizar um ambiente com a projeção de um novo móvel que ele deseja comprar.

Já a realidade virtual, além dos games, também proporciona experiências únicas em estratégias de marketing. No Brasil, esse recurso já tem sido usado por construtoras. Elas oferecem uma visualização 3D, com apoio dos óculos VR, que permite ao cliente saber como será o apartamento que está sendo construído.

2. Chatbots

Chatbots são sistemas preparados para responder a questionamentos diante de uma programação prévia e de acordo com as informações que recebem. Eles funcionam em um sistema de aprendizado, ou seja, quanto mais são utilizados, mais aumentam sua base de dados. A principal aplicação dos chatbots até o momento é no atendimento ao cliente.

Hoje, é muito comum acessar um site e ver uma janelinha em que o usuário pode tirar dúvidas e se informar melhor. A tendência é que esses pequenos sistemas se tornem ainda mais capacitados, dando apoio ao trabalho humano. Além dessa utilização, os chatbots podem agendar consultas em clínicas, funcionar como um manual de usuário e até automatizar oportunidades de vendas.

3. Pesquisa por voz

Segundo o Google, até 2020, 50% das pesquisas realizadas no site serão realizadas por voz. Há várias motivações para isso, como a rapidez, a praticidade e, principalmente, o aumento do uso dos smartphones. Diante desse aumento considerável de um hábito, é necessário que as empresas se adaptem para serem encontradas por meio desse tipo de modalidade de pesquisa.

Diante desse contexto, é fundamental adequar páginas por meio de técnicas de SEO. Só assim um site estará pronto para ser encontrado pelo Google na busca por voz. As featured snippets são respostas prontas configuradas para perguntas frequentemente realizadas. Assim, a cada pesquisa por voz, seu site estará em destaque para o usuário

4. Publicidade programática

A publicidade programática é uma das principais tendências de marketing e segue outra novidade em crescimento: a automatização. A estratégia tem acesso a dados de consumo dos clientes, que são usados para desenvolver oportunidades de compra mais precisas.

As empresas conseguem detectar com mais facilidade onde está seu público-alvo, direcionando para essas páginas uma publicidade que seja de seu interesse. Ao utilizar esses espaços mais prováveis, é possível levar algo que realmente interessa o usuário e conseguir, assim, mais chances de vendas.

5. Marketing de influência

Amados por uns, odiados por outros, os influenciadores têm dado o que falar. Independentemente das avaliações, uma coisa é certa: eles fazem diferença e o marketing de influência é um sucesso. São pessoas que têm alcance dentro de um público-alvo e usam essa relevância para divulgar produtos e serviços. As marcas têm cada vez mais buscado essas pessoas, diante da sua capacidade de engajar.

Os influenciadores estão, em maior número, em redes como o Instagram e o YouTube. Por lá eles fazem os famosos publiposts, que são essas menções e postagens sobre produtos e serviços. Essa estratégia tem sido uma forma precisa e eficiente de atingir um público com alta capacidade de converter. O influenciador é a ferramenta ideal para fazer a ponte entre a marca e clientes em potencial.

Saber as principais tendências de marketing para 2019 colocará sua empresa em lugar de destaque. Assim ela aproveitará as melhores oportunidades do mercado!

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite a visita e saiba agora como proporcionar uma boa experiência ao cliente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *